José Pedro Aguiar-Branco deixou esta mensagem logo na abertura da sessão plenária, tendo a sua intervenção motivado aplausos em diferentes bancadas.
"Em nome da Assembleia da República e em meu nome pessoal, saúdo todos os homens e mulheres que integram a PSP, reconhecendo o serviço exemplar que presta diariamente ao país", declarou o presidente do parlamento.
A seguir, José Pedro Aguiar-Branco destacou em particular "o papel da PSP e também da GNR na proteção da própria Assembleia da República".
"A segurança do Parlamento, que é assegurada com discrição, rigor e elevado sentido de responsabilidade, é indispensável também para o bom funcionamento desta casa da democracia, que representa o povo português", completou o presidente da Assembleia da República.
Antes de José Pedro Aguiar-Branco, o Presidente da República também assinalou hoje o 158.º aniversário da PSP, numa mensagem que enalteceu o seu papel na manutenção do Estado de direito e agradeceu a todos os polícias desta força de segurança.
Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se "a todos os polícias, que com ações individuais e anónimas, contribuem para a identidade coletiva da PSP" e que "cientes dos desafios inerentes à sua função, escolhem, diariamente, servir o próximo com coragem, lealdade e sentido de dever".
"A todos os polícias, mulheres e homens que assumiram o honroso compromisso de defender a pátria e que com tal compromisso, assumiram, também, a defesa dos valores da Lei fundamental", o Presidente da República endereça "a sua sincera gratidão e homenagem".
Leia Também: PSP detém homem suspeito de agredir a mãe de 76 anos no Porto