Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Imagem turística da Madeira não foi afetada pelos incêndios

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou hoje que a imagem turística da Madeira a nível internacional não foi afetada pela ocorrência dos incêndios que fustigaram a ilha na segunda semana de agosto.

Imagem turística da Madeira não foi afetada pelos incêndios
Notícias ao Minuto

21:03 - 07/09/16 por Lusa

País Ana Mendes Godinho

"Ainda na semana passada, na Alemanha, tive a oportunidade de reparar com os operadores: a situação e imagem da Madeira não sofreu internacionalmente", disse Ana Mendes Godinho aos jornalistas, no Funchal, no lançamento nacional da campanha de turismo interno 'Ponha Portugal no mapa'.

A governante salientou que a escolha da Madeira para o arranque deste projeto foi um dos compromissos assumidos pelo primeiro-ministro, António Costa, quando visitou a ilha para "ajudar a reposicionar e rapidamente responder à imagem que os incêndios poderiam ter trazido para a Madeira e no sentido de mostrar que a atividade turística está normalizada e bastante tranquila neste momento".

"Tive a oportunidade de verificar que os números também aqui da atividade turística na Madeira também estão a correr bem, não houve qualquer perturbação do mercado", sublinhou a governante.

Ana Mendes Godinho argumentou que "o turismo interno pode desempenhar um papel importante na Madeira em termos de crescimento", opinando ser "essencial criar mecanismos que permitam a proximidade entre todas as regiões - continente e ilhas - promovendo também a coesão territorial do país".

Sobre a campanha 'Ponha Portugal no mapa', referiu que o objetivo é colocar os portugueses a promover o país, consistindo num "convite para que façam vídeos sobre todos os recantos que queiram mostrar do seu Portugal para mostrar ao mundo".

"Isto é uma mobilização dos portugueses", apontou a responsável, adiantando que numa segunda fase serão selecionados as melhores imagens recolhidos para criar um "filme institucional de Portugal, para ser o filme promocional de venda do país".

Ana Mendes Godinho mencionou ainda que o turismo é um setor que permite criar emprego, tendo, de acordo com os dados relativos ao segundo trimestre de 2016, fomentado a criação de 28.500 postos de trabalho.

O presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, realçou o caráter "único e inovador" desta campanha, argumentando que "está alinhada com as tendências internacionais", perspetivando que "não será só para consumo interno, porque vai despertar a curiosidade de muitos países e pessoas de fora de Portugal".

"O objetivo é criar o primeiro vídeo-mapa de Portugal, mostrar o país através de vídeos feitos pelas pessoas. Acreditamos que é uma experiência única, que nunca foi experimentada e temos a certeza de que vai ser um êxito seguro", vincou.

Luis Araújo explicou que a primeira fase passa pela recolha de conteúdos (vídeos até 20 segundos), devendo para o efeito as pessoas fazerem o download da plataforma 'ponhaportugalnomapa.pt', criada pela portuguesa glymt.com, e responderem aos desafios que forem sendo lançados. O primeiro o tema será o mar, adiantou.

Também haverá uma segunda etapa da campanha, denominada "ponha Portugal no seu mapa", podendo as pessoas acompanhar os vídeos que forem sendo colocados sobre as diferentes regiões do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório