Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Movimento + Escola Pública denuncia prioridades trocadas do Governo

Um pequeno grupo de professores do Movimento + Escola Pública entregou hoje, na Direção Geral de Estabelecimentos de Ensino (DGEstE), em Coimbra, uma balança que simboliza o desequilíbrio das prioridades governativas.

Movimento + Escola Pública denuncia prioridades trocadas do Governo
Notícias ao Minuto

17:35 - 05/09/16 por Lusa

País Coimbra

"Deixámos lá, simbolicamente, uma balança para demonstrar que o Governo tem dado mais prioridade ao investimento nas Parcerias Público-Privadas (PPP) e a salvar a banca do que à educação e saúde, setores em que falta sempre dinheiro", defendeu André Pestana, daquele movimento.

Segundo este professor, o Movimento + Escola Pública quis demonstrar "que o rei ainda vai nu e que, apesar da expectativa, este Governo não inverteu significativamente as políticas relativamente ao anterior".

A balança simbólica deixada na DGEstE apresenta os dois pratos desnivelados, com maior peso de investimento na banca e nas PPP em contraponto com o investimento na educação, na saúde e no emprego.

"Há dinheiro para salvar bancos, que quando têm lucros são para dividir pelos acionistas, e depois não há para as necessidades prementes na educação e na saúde", lamentou André Pestana.

A manifestação simbólica de hoje à tarde pretendeu também "despertar a classe docente para o que se está a passar na educação e no país", com 30 mil professores no desemprego.

Segundo André Pestana, "se houvesse uma redução do número de alunos por turma, a qualidade do ensino melhorava e criava-se emprego para muitos professores que estão sem trabalho".

"Não existem professores a mais, o que há é políticas educativas a menos", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório