Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Treze regiões do país com risco 'Muito Elevado' de exposição UV

Treze regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Treze regiões do país com risco 'Muito Elevado' de exposição UV
Notícias ao Minuto

07:29 - 02/09/16 por Lusa

País IPMA

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja apresentam um índice de exposição de 8, ou seja, 'Muito Elevado'.

Já os distritos de Viana do Castelo, Braga e Faro apresentam índice de exposição de 6 e 7, ou seja, 'Elevado'.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

A ilha da Madeira tem hoje um índice de exposição à radiação ultravioleta de valor 9, enquanto na Região Autónoma dos Açores, as ilhas Terceira, Faial e São Miguel apresentam um índice de exposição à radiação ultravioleta de 8 (muito elevado).

Para o índice de exposição elevado e muito elevado, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Norte e Centro até ao final da manhã e nas regiões do interior durante a tarde.

O vento será fraco soprando moderado do quadrante leste nas terras altas até ao início da manhã, e de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Para os Açores, está previsto céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, pontualmente forte em especial durante a tarde.

Quanto às temperaturas máximas, para hoje estão previstos 37 graus Celsius em Évora; 36 em Beja, Santarém e Castelo Branco, 35 em Portalegre, 34 em Lisboa, Vila Real, Guarda e Bragança, 33 em Braga e Faro e 24 no Porto e Viana do Castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório