Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Viana do Castelo com sete "fogos críticos" em todo o concelho

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, disse hoje à Lusa que pelas 17:00 havia sete "fogos críticos" a afetar quase todo o concelho.

Viana do Castelo com sete "fogos críticos" em todo o concelho
Notícias ao Minuto

17:55 - 09/08/16 por Lusa

País Incêndios

O também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil destacou as situações de Portela Susã, Vilar de Murteda, Outeiro, Cardielos, Santa Leocádia de Geraz do Lima e São Lourenço da Montaria, estando também as chamas a entrar no lugar de Samonde, em Santa Marta de Portuzelo.

Em declarações à Lusa, o presidente da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, David Veiga, adiantou que o combate é feito numa primeira linha pelos populares, que tentam proteger as habitações com o apoio das cisternas da autarquia e que os bombeiros "fazem o que podem" face às solicitações que recebem.

No lugar de Souto da Torrenta é onde se faz "o combate mais intenso para salvar as habitações", que serão cerca de meia dúzia, segundo o presidente da junta.

De acordo com o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, no distrito de Viana do Castelo são ainda "preocupantes" os fogos que assolam Vile, em Caminha, Cabração e Calheiros, em Ponte de Lima, bem como os que afetam o concelho de Arcos de Valdevez.

Segundo José Maria Costa, estão nesta altura no terreno mais de 500 operacionais, estando a caminho do distrito um primeiro reforço, com a garantia de um segundo.

O Governo português acionou hoje novamente o protocolo com Espanha e aguardava, ao começo da tarde, a ajuda de um avião pesado Canadair para combater os incêndios florestais no distrito de Viana do Castelo, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório