Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Funchal: Bombeiros já controlaram a situação mas "duas casas arderam"

Duas habitações foram hoje consumidas pelas chamas pelo incêndio que deflagrou na freguesia de São Roque, nas zonas altas do Funchal, e que está "relativamente controlado", informou o presidente da câmara municipal, perto das 21h30.

Funchal: Bombeiros já controlaram a situação mas "duas casas arderam"
Notícias ao Minuto

22:12 - 08/08/16 por Lusa

País Incêndios

"Há a lamentar duas casas no Lombo dos Aguiares Santo António, que não foi possível salvar. Uma estava desabitada, porque é de emigrantes", disse Paulo Cafôfo à agência Lusa.

O responsável adiantou que também um armazém de comércio de pneus foi atingido e que dois tanques de fuelóleo explodiram, mas "os bombeiros conseguiram controlar a situação", o mesmo acontecendo com alguns pequenos focos que foram surgindo ao longo da tarde.

O responsável mencionou que este incêndio, que deflagrou pelas 15h30 na freguesia de São Roque e que se alastrou à freguesia vizinha de Santo António, está a ser combatido por 70 operacionais de sete corporações diferentes da ilha, apoiados por 17 viaturas.

O autarca salientou que a evolução da operação vai depender "da situação do vento durante a noite".

Paulo Cafôfo sustentou que existem "meios colocados em todas as frentes de incêndio" e que são expetáveis "alguns reacendimentos, devido ao vento e às elevadas temperaturas".

Pelas 21h30, na zona de Santo António, os termómetros registavam 39 graus centígrados.

O pavilhão do Clube Desportivo de São Roque está a acolher as pessoas desalojadas ou afetadas pelo incêndio e é lá que estão a ser prestados os primeiros apoios.

"Mais do que a área florestal, o importante é salvaguardar as pessoas e os bens", sublinhou Paulo Cafôfo, apontando que, embora a situação seja considerada "controlada, a zona florestal continua a arder".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório