Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Baixar o preço do tabaco? "Não há justificação para ziguezagues"

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia já se manifestou a propósito da medida que permite baixar o preço de algumas marcas de tabaco.

Baixar o preço do tabaco? "Não há justificação para ziguezagues"
Notícias ao Minuto

19:56 - 23/06/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Cardiologia

Para ajudar os fumadores a largarem o hábito de fumar foi implementada uma medida que prevê a colocação de imagens chocantes nos maços.

O objetivo é, por um lado, desencorajar quem queira experimentar e, por outro lado, mostrar às pessoas as consequências de tal vício para a saúde.

Contudo, a Tabaqueira decidiu baixar, em 10 cêntimos, o preço dos maços das marcas Chesterfield, Marlboro, SG e Português Suave, como forma de compensação pela subida anterior de 20 cêntimos.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia já reagiu a esta medida que considerou ser “promotora do consumo de tabaco”.

“Está em contradição com todo o caminho já percorrido na sociedade portuguesa no sentido de erradicar o hábito de fumar”, defendeu Miguel Mendes.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o cardiologista antevê ainda que a “medida que prevê a diminuição do preço do tabaco, embora pequena, vai favorecer o início do consumo nos jovens e potenciar o aumento do consumo dos atuais fumadores”.

“Não há qualquer justificação para ziguezagues da orientação”, aponta o especialista, lembrando que recentemente os maços começaram a usar imagens agressivas como forma de dissuasão. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório