Baixar o preço do tabaco? "Não há justificação para ziguezagues"

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia já se manifestou a propósito da medida que permite baixar o preço de algumas marcas de tabaco.

Notícia

© Getty Images

Patrícia Martins Carvalho
23/06/2016 19:56 ‧ 23/06/2016 por Patrícia Martins Carvalho

País

Cardiologia

Para ajudar os fumadores a largarem o hábito de fumar foi implementada uma medida que prevê a colocação de imagens chocantes nos maços.

O objetivo é, por um lado, desencorajar quem queira experimentar e, por outro lado, mostrar às pessoas as consequências de tal vício para a saúde.

Contudo, a Tabaqueira decidiu baixar, em 10 cêntimos, o preço dos maços das marcas Chesterfield, Marlboro, SG e Português Suave, como forma de compensação pela subida anterior de 20 cêntimos.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia já reagiu a esta medida que considerou ser “promotora do consumo de tabaco”.

“Está em contradição com todo o caminho já percorrido na sociedade portuguesa no sentido de erradicar o hábito de fumar”, defendeu Miguel Mendes.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o cardiologista antevê ainda que a “medida que prevê a diminuição do preço do tabaco, embora pequena, vai favorecer o início do consumo nos jovens e potenciar o aumento do consumo dos atuais fumadores”.

“Não há qualquer justificação para ziguezagues da orientação”, aponta o especialista, lembrando que recentemente os maços começaram a usar imagens agressivas como forma de dissuasão. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas