Para ajudar os fumadores a largarem o hábito de fumar foi implementada uma medida que prevê a colocação de imagens chocantes nos maços.
O objetivo é, por um lado, desencorajar quem queira experimentar e, por outro lado, mostrar às pessoas as consequências de tal vício para a saúde.
Contudo, a Tabaqueira decidiu baixar, em 10 cêntimos, o preço dos maços das marcas Chesterfield, Marlboro, SG e Português Suave, como forma de compensação pela subida anterior de 20 cêntimos.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia já reagiu a esta medida que considerou ser “promotora do consumo de tabaco”.
“Está em contradição com todo o caminho já percorrido na sociedade portuguesa no sentido de erradicar o hábito de fumar”, defendeu Miguel Mendes.
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o cardiologista antevê ainda que a “medida que prevê a diminuição do preço do tabaco, embora pequena, vai favorecer o início do consumo nos jovens e potenciar o aumento do consumo dos atuais fumadores”.
“Não há qualquer justificação para ziguezagues da orientação”, aponta o especialista, lembrando que recentemente os maços começaram a usar imagens agressivas como forma de dissuasão.