Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Elementos da divisão de trânsito da PSP passam para a Polícia Municipal

A Câmara de Lisboa informou hoje que está a concluir as negociações com o Governo para o reforço da Polícia Municipal da capital com elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Elementos da divisão de trânsito da PSP passam para a Polícia Municipal
Notícias ao Minuto

19:45 - 20/06/16 por Lusa

País Lisboa

"Nós, no âmbito da Polícia Municipal, temos um défice do ponto de vista de recursos humanos, [mas] estamos finalmente a chegar a um acordo com o Governo para a passagem dos elementos da Divisão de Trânsito da Polícia de Segurança Pública para a Polícia Municipal", declarou o vereador da Segurança da autarquia, Carlos Manuel Castro.

Isso significa que, "dentro de alguns meses, teremos outra capacidade de intervenção na cidade porque teremos mais elementos", vincou o responsável.

No final de fevereiro deste ano, a Câmara de Lisboa informou estar em "diálogo intenso" com o Ministério da Administração Interna (MAI) e com a PSP para vir a ter a competência do policiamento do trânsito, há muito reivindicada.

"Estamos num diálogo intenso que vai no bom caminho e que vai permitir que o município de Lisboa tenha os meios e os recursos para regular o trânsito", afirmou o presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), durante uma sessão da Assembleia Municipal de Lisboa.

De acordo com o autarca, a competência - várias vezes reivindicada pelo ex-presidente da Câmara de Lisboa e atual primeiro-ministro, António Costa - será "crucial para gerir a cidade", visto que à Polícia Municipal já cabe o policiamento da via pública.

No início desse mês, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse que o Governo estava "a negociar e a avaliar" a assunção, por parte da Polícia Municipal de Lisboa, de competências na área da regulação de trânsito.

Porém, ressalvou na ocasião que a Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa não vai passar para a alçada da Polícia Municipal.

Carlos Manuel Castro, que também é responsável pelo pelouro da Mobilidade de Proximidade da autarquia, falava na conferência "Da mobilidade à acessibilidade - Os transportes nas cidades portuguesas em 2030", que decorreu no Instituto Superior Técnico, organizada pela associação Sistema e Serviços Inteligentes de Transporte.

No encontro, o autarca informou também que a Polícia Municipal de Lisboa vai "começar a ter a visualização do ponto de vista do tráfego da cidade através de câmaras".

"Finalmente chegámos a entendimento e a acordo com a Comissão Nacional de Proteção de Dados para podermos visualizar as imagens, no âmbito [do policiamento] do trânsito", referiu, salientando que esta "vai ser uma questão fundamental para [?] responder de forma mais célere" às situações.

"Em vez de sermos reativos, somos proativos", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório