Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Jornal de Angola volta a atacar Portugal

Críticas feitas a Portugal no editorial do Jornal de Angola não são novas.

Jornal de Angola volta a atacar Portugal
Notícias ao Minuto

20:15 - 16/04/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Editorial

Mais uma vez, o editorial do Jornal de Angola tece pesadas críticas a Portugal que é acusado de “servir de base a campanhas de mentira e desinformação contra Angola”.

A publicação deste sábado começa por contar aquela que foi a visita de um empresário britânico ao país.

O jornal refere que David Wyne-Morgan "encontrou uma realidade diferente e que precisa de ser dada a conhecer ao mundo” e, nesta senda, o editorial sublinha que “urge dar a conhecer ao mundo a realidade exata do país, porque, como referiu David Wyne-Morgan, a imagem que certos países ainda querem fazer prevalecer é a mesma que prevalecia no tempo do conflito armado”.

Nesta senda, o Jornal Angola escreve que “Portugal é o país que serve de base para essas campanhas de mentira e desinformação contra Angola”.

“Apesar de partilharmos a mesma língua e muitos aspectos da cultura de cada um, sente-se que os portugueses de uma forma geral não tratam os angolanos com o respeito com que nós os recebemos”, lê-se na publicação feita no site do jornal.

E mais: no mesmo editorial é ainda dito que a “responsabilidade disso deve ser atribuída aos meios de comunicação públicos de Portugal e à meia dúzia de dirigentes políticos interessados na relação de conflitualidade entre os dois países”.

Esta não é a primeira vez que Portugal é alvo de críticas. Só este mês outros dois editoriais referiram que “os responsáveis da antiga metrópole colonial manipulam agora os corredores da justiça para tentarem conseguir os seus intentos de neocolonização”, descrevendo esta alegada manipulação como se tratando de uma “vingança de colono”.

Na semana passada, o Jornal de Angola chamou "amigos da desgraça" à imprensa portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório