Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 20º

António Guterres "tem todo o apoio de Portugal", exalta Cavaco

Ex-comissário das Nações Unidas para os Refugiados foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

António Guterres "tem todo o apoio de Portugal", exalta Cavaco
Notícias ao Minuto

11:49 - 02/02/16 por Goreti Pera

País Condecoração

Reconhecendo o percurso de vida de António Guterres, o Presidente da República distinguiu-o, esta terça-feira, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

A partir do Palácio de Belém, e antes de colocar as insígnias em Guterres, Cavaco Silva teceu rasgados elogios ao ex-comissário das Nações Unidas para os Refugiados e atual candidato a secretário-geral da ONU.

Nesse caminho, o português “tem todo o apoio de Portugal”, destacou o chefe de Estado, certo de que “é difícil encontrar em Portugal alguém que tenha lutado tanto pela dignificação da pessoa humana como António Guterres”.

“Guterres tem, indiscutivelmente, o perfil, a experiência e os conhecimentos para desempenhar o mais alto cargo do sistema das Nações Unidas. Desejamos que tal seja reconhecido pelos países da comunidade internacional”, referiu Cavaco Silva, a partir de Belém.

Num discurso proferido após a condecoração, António Guterres disse-se muito sensibilizado com a distinção e recordou o trabalho feito ao longo de uma década nas Nações Unidas.

O orgulho de ser português foi também salientado pelo engenheiro e político, assim como a liberdade e abertura proporcionadas pela Revolução de Abril.

Acompanhado por António Costa e Santos Silva, o socialista notou que Portugal não teve “nenhuma crise de identidade” apesar de todas as dificuldades económicas sentidas nos últimos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório