Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 28º

Portugueses estiveram 20 horas retidos em montanha romena

Grupo de 72 turistas ficou retido nas montanhas do Lago Balea e acabou por ser resgatado por dois helicópteros.

Portugueses estiveram 20 horas retidos em montanha romena
Notícias ao Minuto

09:00 - 21/01/16 por Goreti Pera

País Intercâmbio

Quatro portugueses fazem parte do grupo de 72 turistas que ficaram retidos, entre terça e quarta-feira, numa montanha romena. Uma avaria no teleférico fez com que fossem impedidos de atravessar o Lago Balea.

O Jornal de Notícias indica que em causa estão dois professores e dois alunos da Escola Básica Integrada Professor Ferrer Correia, em Senhor da Serra, Miranda do Corvo. Viajaram para a Roménia no âmbito de um programa de intercâmbio com alunos de várias nacionalidades.

Eram cerca das 15 horas de terça-feira quando o grupo foi informado de que o teleférico tinha avariado, prevendo-se uma espera de três horas até à resolução da anomalia. Mas esta acabaria por se prolongar por 20 horas.

Apercebendo-se de que não havia previsão para o conserto do teleférico, o Ministério da Administração Interna da Roménia enviou, como noticiou o Romania-Insider, dois helicópteros para resgatar o grupo. O resgate aconteceu pelas 10h30 de quarta-feira.

Ao Jornal de Notícias, o docente Luís Gonçalves contou que todas essas horas ficaram marcadas por bom humor e pela rápida assistência das autoridades. “A polícia esteve connosco o tempo todo, assegurando-nos dormida [num hotel] e refeições quentes. Disseram-nos que havia uma forma de descer a montanha, mas não era segura por não termos o calçado adequado”, explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório