A época natalícia de algumas crianças portadoras de deficiência motora ficou muito mais completa após a boa ação dos alunos de robótica da Universidade do Minho. Segundo o Jornal de Notícias, mais de dez alunos do curso de Eletrónica Industrial criaram e entregaram cerca de 60 brinquedos para facilitar algumas tarefas.
Os brinquedos construídos pelos alunos permitem desenvolver tarefas simples como a ativação da luz, som ou movimento, o que é muitas vezes impossível para crianças portadoras de deficiência motora.
“Tradicionalmente, com as crianças com necessidades educativas especiais, tem que ser a terapeuta a ligar o brinquedo. Estes que estamos a oferecer estão adaptados para serem eles próprios que os acionam”, explicou o diretor do Departamento de Eletrónica Industrial, Fernando Ribeiro.
Os brinquedos adaptados foram distribuídos por três instituições de Guimarães, a Unidade de multideficiência da EB1 de Oliveira do Castelo, a Escola Básica de Motelo e a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.