Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Notas dos exames nacionais do secundário subiram

As notas nos exames nacionais do ensino secundário registaram, na generalidade, uma melhoria relativamente ao ano anterior, com destaque para Matemática A que subiu 2,8 valores, passando de média negativa para positiva.

Notas dos exames nacionais do secundário subiram
Notícias ao Minuto

16:25 - 13/07/15 por Lusa

País Secundário

Este ano, os alunos internos do 11.º e 12.º ano realizaram quase 320 mil exames finais nacionais e, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), registou-se uma melhoria em relação aos resultados do ano anterior.

A segunda disciplina com mais provas realizadas passou de negativa a positiva: a média dos mais de 33 mil exames de Matemática A foi de 12 valores, depois de vários anos sem conseguir chegar à positiva.

No ano passado, a média foi 9,2 valores e no ano anterior de 9,7.

A percentagem de alunos que este ano chumbou a Matemática foi de 11 por cento, contra 22% o ano passado.

Já a média da disciplina de Português, que este ano foi realizada por 51.820 alunos internos, foi de 11 valores (no ano passado foi de 11,6) e a taxa de reprovação subiu um ponto percentual, passando de cinco para 6% do total de estudantes.

A terceira disciplina com mais provas realizadas por alunos internos foi Biologia e Geologia, que registou a maior descida (menos 2,1 valores), passando de média positiva para negativa ao ficar-se este ano nos 8,9 valores.

Cerca de 28 mil alunos fizeram a prova de Física e Química A, cuja média subiu mas não conseguiu passar a positiva, ficando-se nos 9,9 valores.

No geral, registou-se uma melhoria superior a meio valor na classificação média de exame dos alunos internos em nove das 22 disciplinas e em 6 a média das classificações reduziu mais de meio valor.

Estas melhorias dizem respeito aos alunos internos, que frequentaram as aulas durante todo o ano letivo e que passaram à disciplina, uma vez que a média dos alunos autopropostos foi, na maioria dos casos, mais baixa.

Com exceção das disciplinas de Alemão e Inglês, os alunos internos voltaram a obter classificações mais elevadas do que as alcançadas pelos autopropostos.

As diferenças mais significativas, entre os resultados dos alunos internos e dos autopropostos, encontram-se nas disciplinas de Geometria Descritiva A e Matemática A (635), respetivamente com 4,7 e 5,2 valores de diferença.

As disciplinas onde as diferenças são mais ténues são Física e Química A (715), Biologia e Geologia, com uma diferença de apenas 1,3 valores.

Somando todos os exames, as disciplinas com mais provas realizadas foram Português (70.562 exames), Matemática A (47.901), Física e Química A (47.623) e Biologia e Geologia (45.619 provas).

Este ano, os exames do secundário foram realizados em 649 escolas e só para a 1.ª fase foram registadas 344.017 inscrições, tendo sido realizadas 319.409 provas, o que corresponde a cerca de 93% das inscrições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório