Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

"Passei tempos muito difíceis mas acreditei sempre"

Maria Barroso fez 90 anos, a mesma idade do marido, Mário Soares. Este sábado, Maria Barroso surge numa extensa entrevista ao jornal i, onde fala sobre a sua vida com uma certeza na ‘ponta da língua’: “valeu a pena ter vivido”.

"Passei tempos muito difíceis mas acreditei sempre"
Notícias ao Minuto

08:29 - 09/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Maria Barroso

“Passei tempos muito difíceis quase desde que nasci. Mas acreditei sempre”, conta Maria Barroso, recordando os tempos em que viu o seu pai preso “por razões de ordem política” e a forma como a mãe e avó conseguiram ajudar a criá-la e aos seus seis irmãos.

Ao jornal i, a companheira de sete décadas de Mário Soares confessa que sente que está “quase a partir, que se aproxima o momento”. Ainda assim, as preocupações estão sempre no futuro, com as gerações futuras, e não no passado. “Só penso no passado para ver o que não fiz e ainda posso fazer”.

Já sobre o homem que marcou o século XX em Portugal e conhece desde novo, Maria Barroso conta que teve de abdicar de coisas para o poder acompanhar. Uma delas foi do curso de Direito, que ponderou tirar. Na altura, Mário Soares disse-lhe; “Já tens dois cursos!”, em referência à formação que tinha em Histórico-Filosóficas.

Ainda assim, Maria Barroso não se arrepende. “Quis acompanhá-lo sempre, acompanhá-lo mesmo nos momentos mais difíceis”. E depois de 70 anos de vida em comum, não tem dúvidas em revelar que quando vê o seu marido “vejo exatamente o mesmo homem que conheci há 70 anos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório