Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 20º MÁX 38º

Papa apela para a "troca de todos os prisioneiros entre Rússia e Ucrânia"

O Papa Francisco defendeu hoje de novo "uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia" e garantiu a disponibilidade do Vaticano para apoiar qualquer esforço para a libertação.

Papa apela para a "troca de todos os prisioneiros entre Rússia e Ucrânia"
Notícias ao Minuto

12:47 - 12/05/24 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Queridos irmãos e irmãs, ao celebrarmos a Ascensão do Senhor que nos liberta, renovo o meu apelo para uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia", disse o Papa perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, no final da oração dominical Regina Coeli, que substitui o Angelus no período pascal.

Francisco assegurou "a disponibilidade da Santa Sé para favorecer qualquer esforço nesse sentido, especialmente para os gravemente feridos e doentes", acrescentou, citado pela agência EFE.

"Continuemos a rezar pela paz, seja na Ucrânia, na Palestina, em Israel, em Myanmar [antiga Birmânia], rezemos pela paz", concluiu.

O Papa já tinha apelado, em 31 de março, Domingo de Páscoa, para "uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia".

Pouco depois do início da guerra, Francisco nomeou o cardeal italiano Matteo Zuppi para assumir o comando de uma missão de mediação principalmente humanitária, com o objetivo de fazer com que as crianças ucranianas deportadas para a Rússia regressassem ao seu país, mas sem resultados até ao momento.

Leia Também: Pelo menos sete mortos após prédio desabar em ataque a Belgorod

Recomendados para si

;
Campo obrigatório