Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

INE vai fazer inquérito ao turismo internacional

A primeira iniciativa de uma colaboração, hoje formalizada, entre o Instituto Nacional de Estatística e o Turismo de Portugal é um inquérito ao turismo internacional, a começar até final de junho para estar concluído no segundo semestre de 2016.

INE vai fazer inquérito ao turismo internacional
Notícias ao Minuto

13:32 - 25/03/15 por Lusa

País Turismo de Portugal

O protocolo hoje assinado pelo Governo, INE e Turismo de Portugal, para financiar estudos estatísticos, vai ainda permitir retomar as contas satélite do turismo, que não são atualizadas desde 2010.

Na cerimónia de assinatura do protocolo hoje celebrado, a presidente do INE, Alda de Caetano Carvalho, explicou que a mostragem do inquérito ao turismo internacional vai ser recolhida através de inquérito aos turistas que vão ser feitos em postos de observação nas fronteiras terrestres, nos aeroportos, postos marítimos, controlos de autoestradas, entre outros.

"Queremos estimar o número de residentes e não residentes que atravessa as fronteiras e conhecer os seus gastos", explicou a presidente do INE, salientando a importância das estatísticas para a tomada de decisões pelos empresários e decisores políticos.

Alda Caetano Carvalho adiantou a intenção de o INE, no futuro, recorrer à recolha automática de informação por exemplo através dos operadores de telecomunicações e de fotografias de matrículas dos veículos e dos passageiros nos automóveis que atravessam as fronteiras, mas antes disso é necessária uma alteração da legislação relativa à proteção de dados, explicou, adiantando que essa alteração poderá acontecer em toda a União Europeia.

Na cerimónia, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, falou da "confiança" do Governo nas estatísticas do INE, enquanto o secretário de Estado da Mobilização Administrativa , Joaquim Cardoso da Costa, salientou o retorno para a economia das obrigações das empresas darem informação estatística.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório