Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

SOFIA promete pôr fim aos atrasos nas cartas de condução

Existem 280 mil cartas de condução cuja emissão e renovação estão atrasadas. O sistema SOFIA promete resolver estas situações.

SOFIA promete pôr fim aos atrasos nas cartas de condução
Notícias ao Minuto

08:30 - 18/03/15 por Notícias Ao Minuto

País IMT

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), responsável pela emissão das cartas de condução, está a arranjar soluções para combater os atrasos que se têm verificado. Para tal, vai dispor do Sistema de Obtenção Fiável de Imagem e Assinatura (SOFIA) e vai passar a alargar os horários de funcionamento.

O sistema SOFIA vem então alterar a forma como é recolhida a fotografia do condutor, uma vez que esta é a principal responsável pelos atrasos na emissão de cartas de condução.

Espera-se que com este novo sistema a emissão e renovação de cartas de condução passe a demorar “no máximo uma semana”.

Saliente-se que os atrasos levavam a que os condutores tivessem de esperar, em média, 55 dias pela sua carta de condução.

Também o facto de o IMT ter alargado o horário de trabalho vai permitir resolver os 280 mil títulos de condução em atraso. Os funcionários vão começar a trabalhar ao sábado e durante os dias úteis vão entrar uma hora mais cedo e fechar uma hora mais tarde. Assim, o horário do IMT passará a ser das 08h00 às 20h00.

O presidente do IMT, João Carvalho explica ao Jornal de Negócios que será dada prioridade aos motoristas profissionais, nomeadamente àqueles que têm de conduzir no estrangeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório