Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Pena suspensa para suspeito de atear dois fogos florestais

O Tribunal de Santa Maria da Feira condenou hoje a quatro anos de prisão, com pena suspensa, um homem suspeito de ter ateado dois fogos florestais no mesmo dia, em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro.

Pena suspensa para suspeito de atear dois fogos florestais
Notícias ao Minuto

13:28 - 16/03/15 por Lusa

País Castelo de Paiva

O tribunal deu como provados todos os factos que constavam da acusação deduzida pelo Ministério Público (MP).

O coletivo de juízes baseou a sua convicção nos depoimentos das testemunhas e do próprio arguido, que acabou por confessar a prática dos factos, já na parte final do julgamento.

O arguido, de 24 anos, que estava acusado de um crime de incêndio florestal, foi condenado a uma pena de quatro anos de prisão, suspensa na sua execução por igual período, com regime de prova.

A suspensão da pena fica sujeita à obrigação de o arguido frequentar um curso de formação profissional, ajustado à sua deficiência, e ao tratamento da dependência do álcool.

"O tribunal está a dar-lhe uma oportunidade. O que o senhor fez foi muito grave", disse a juíza presidente, dirigindo-se ao arguido, realçando que "foi a prontidão dos bombeiros que veio travar estes incêndios".

Segundo a acusação, os incêndios ocorreram na madrugada de 13 de julho de 2014, após o suspeito ter estado numa festa popular, onde consumiu bebidas alcoólicas.

O primeiro fogo deflagrou cerca das 04:20, no lugar de Carvalho Mau, junto à Estrada Nacional (EN) n.º 222.

De acordo com os investigadores, o suspeito ateou fogo a uma zona de floresta de eucaliptos e pinheiros, com recurso a um isqueiro, e só abandonou o local após se ter certificado que a vegetação se encontrava a arder.

Cerca de uma hora mais tarde, e a poucos quilómetros do primeiro local, o arguido terá ateado outro incêndio no lugar de Corga de Sá, numa zona densamente arborizada e situada a escassos metros de residências familiares aí existentes.

Os incêndios só não atingiram proporções de difícil controlo, devido à pronta intervenção dos bombeiros de Castelo de Paiva, não ultrapassando os 100 metros quadrados de área ardida em cada uma das ocorrências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório