Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

UGT contra diferença salarial entre homens e mulheres no trabalho

A UGT defendeu hoje a igualdade salarial para homens e mulheres a desempenhar as mesmas tarefas sociais como indispensável para a justiça social.

UGT contra diferença salarial entre homens e mulheres no trabalho
Notícias ao Minuto

20:13 - 10/03/15 por Lusa

País Desigualdade

"A luta da igualdade de género deve ser uma luta nos campos de intervenção social e profissional, portanto não faz sentido que uma empresa pague menos a uma mulher do que a um homem por uma discriminação de sexo. Se fazem exatamente o mesmo trabalho, têm direito à mesma remuneração", afirmou o secretário-geral da UGT, Carlos Silva.

"A igualdade de género continua a ser algo muito adjetivado, mas pouco implementado no país sobretudo ao nível dos cargos de chefia", defendeu.

Durante uma visita a uma fábrica de pequenos eletrodomésticos em Torres Vedras, promovida pela comissão das mulheres no âmbito do Dia Internacional da Mulher, o sindicalista sublinhou que a UGT "luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens, promovendo a ascensão de mulheres a cargos de responsabilidade, sem necessidade de impor cotas".

Carlos Silva considerou a empresa que visitou, a Eugster Frismag, como um caso de "boas práticas".

"É preciso promover o trabalho com direitos. Não basta às empresas dizerem que exportam e produzem riqueza, mas que dão condições às pessoas para trabalharem", disse o secretário-geral no final da visita.

A fábrica da multinacional suíça emprega 650 trabalhadores, que chegam aos 740 nos picos de maior produção, dos quais 80% são mulheres e auferem de remunerações acima do salário mínimo.

A empresa, que fabrica máquinas de café e tábuas de engomar para exportação, possui 550 trabalhadores nos seus quadros e 90 são temporários e estão a ser integrados na empresa de forma gradual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório