Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Governo está a analisar proposta de acesso ao ensino politécnico

A Associação Académica de Coimbra (AAC) rejeitou hoje a proposta de alguns institutos politécnicos de dispensar os exames no ingresso de candidatos, mas o secretário de Estado do Superior disse que o Governo está ainda a analisar o assunto.

Governo está a analisar proposta de acesso ao ensino politécnico
Notícias ao Minuto

20:24 - 01/03/15 por Lusa

País AAC

"Não há nenhum compromisso do Governo com os institutos politécnicos sobre a matéria", declarou José Ferreira Gomes aos jornalistas, à margem da sessão pública em que o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, tomou posse para um segundo mandato no cargo.

Ao intervir na cerimónia, o presidente da direção-geral da AAC, Bruno Matias, criticou a proposta de "não obrigatoriedade de exames nacionais" para os jovens que pretendem entrar naquelas instituições.

Caso venha a avançar, a iniciativa "abre portas ao facilitismo e à banalização" do ensino superior e compromete "a qualidade pedagógica e de ensino", além de "criar um fosso colossal" entre os institutos politécnicos e as universidades, alertou o dirigente estudantil, alegando que a AAC dispõe de informações de que o Governo "aceitará a proposta".

Reagindo às afirmações do presidente da AAC, o secretário de Estado do Ensino Superior disse que "a proposta não é", em termos de conteúdo, como Bruno Matias descreveu na Sala dos Capelos da UC.

"Sabemos perfeitamente que é uma matéria complicada", mas ainda "não há nenhuma decisão" do Governo, sublinhou.

A proposta do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), para que haja uma alteração das regras de acesso ao ensino superior para estas instituições, deu entrada no gabinete de José Ferreira Gomes e "está a ser analisada", confirmou o próprio.

A posse a João Gabriel Silva para novo mandato como reitor foi conferida pela professora decana da UC, Maria Margarida Ramalho Ribeiro da Costa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), numa cerimónia em que também interveio o presidente do conselho geral da instituição, Emílio Rui Vilar.

Seguiu-se, na Sala do Senado, a investidura dos oito vice-reitores, todos reconduzidos no cargo: Amílcar Falcão, Clara Almeida Santos, Helena Freitas, Joaquim Ramos de Carvalho, Luís Filipe Menezes, Madalena Alarcão, Margarida Mano e Vítor Murtinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório