Representante e Governo Regional lamentam morte de ex-líder do PS/Madeira

O representante da República para a Madeira e o Governo Regional manifestaram hoje pesar pela morte do antigo presidente do PS madeirense Emanuel Jardim Fernandes, que foi deputado regional, nacional e europeu.

Ireneu Barreto

© Global Imagens

Lusa
13/08/2025 21:14 ‧ há 1 hora por Lusa

País

Madeira

"Distinto advogado e figura unanimemente respeitada da nossa sociedade, permanente defensor dos valores da democracia e da participação cívica, sempre se bateu, enquanto advogado e em todos os momentos da sua intervenção pública, pela defesa dos valores humanistas em Portugal e na Região Autónoma da Madeira em particular", diz o representante da República, Ireneu Barreto, numa nota de pesar.

 

O juiz conselheiro realça que o antigo presidente socialista da Madeira, que tinha 81 anos, morreu na altura em que se comemora dos 50 anos do regime autonómico e lembra como Emanuel Jardim Fernandes "contribuiu de forma empenhada para a consolidação da democracia" no arquipélago.

A sua participação foi "fundamental durante anos, na qualidade de deputado eleito pelo Partido Socialista na Assembleia Legislativa Regional, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, onde sempre defendeu, acima das lealdades partidárias, o interesse" da Madeira, acrescenta.

A intervenção cívica de Emanuel Jardim Fernandes levou, em 2001, o então Presidente da República, o socialista Jorge Sampaio, a atribuir-lhe a distinção da Ordem de Grande Oficial do Infante D. Henrique.

Também o Governo Regional da Madeira, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, manifestou "o mais profundo pesar pelo falecimento, hoje, de Emanuel Jardim Fernandes".

Numa nota, o executivo madeirense (PSD/CDS-PP) recorda que o antigo deputado liderou o PS/Madeira durante 15 anos e foi eleito para a primeira Assembleia Regional, em 1976.

Foi ainda deputado ao Parlamento Europeu (2004-2009) e à Assembleia da República (1983-1985 e 1991-1995), vereador na Câmara Municipal do Funchal e presidente da Assembleia Municipal do Porto Moniz, concelho de onde era natural.

"É esta grande personalidade da política e da região que o Governo Regional e o seu presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte, recordando a forma empenhada como defendia as suas convicções e os seus ideais", sublinha o executivo madeirense, endereçando os "mais respeitosos votos de pesar" à família e ao PS.

Leia Também: Morreu antigo presidente do PS/Madeira Emanuel Jardim Fernandes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas