A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aumentou a lista dos lotes de colírios a retirar do mercado, quase um mês após dar a primeira 'ordem'.
De acordo com um comunicado publicado esta quarta-feira no site, é agora incluído "mais um número de registo: CNP 5782073 do lote 4V14C do medicamento Dorcilfree."
"Na sequência de ter sido detetado o risco de contaminação microbiana em lotes dos medicamentos Dorcilfree®, Demax® e Oftacilox® Colírios Multidose, decorrente de inspeção realizada pela agência francesa (ANSM) ao fabricante dos mesmos, como medida de precaução, o Infarmed ordena a recolha imediata dos lotes constantes na tabela em anexo", lê-se na nota, podendo o anexo de que o Infarmed fala ser consultado aqui.
O Infarmed alerta ainda que face ao exposto, há pelo menos duas coisas a ter em consideração, que pode ler abaixo:
- As entidades que possuam estes lotes de medicamentos em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução;
- Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem contactar o médico para que este possa analisar a necessidade ou não da substituição por um medicamento alternativo.
Leia Também: Infarmed suspende comercialização de antidepressivo. Há 4 lotes afetados