Uma forte trovoada de granizo e ventos fortes abateu-se sobre Elvas na terça-feira, mesmo com os termómetros a chegar aos 40 graus celsius.
O temporal terá começado por volta das 18h00 e obrigou a que os Bombeiros Voluntários de Elvas saíssem do quartel para resolver diversas ocorrências na cidade alentejana.
Segundo o jornal regional Linhas de Elvas/Norte Alentejo, foram registadas, pelo menos, nove quedas de árvores, 13 inundações, duas quedas de estruturas móveis e uma queda de fornecimento elétrico na zona.
As ocorrências terão sido rapidamente resolvidas, tanto pelos bombeiros (que terão contado com uma equipa com cerca de vinte pessoas) como pelos funcionários da câmara municipal e da junta de freguesia.
As imagens, publicadas nas redes sociais mostram a intensidade do vento que se fez sentir na região, assim como, a forte chuva de granizo que caiu em Elvas durante a trovoada. Pode ver as imagens na nossa galeria.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha previsto trovoadas para a zona do Alentejo, na tarde de terça-feira, apesar das temperaturas elevadas, que chegaram aos 40 graus.
Em Trancoso, distrito de Guarda, as trovoadas levaram ao reativação do incêndio na zona.
De acordo com o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela, a trovoada "percorreu todo o distrito" durante a madrugada, provocando vários focos de incêndio.
Devido à reativação, os meios no local foram reforçados e, pelas 07h40, estavam a combater as chamas 520 elementos, apoiados por 170 viaturas.
Atendendo à situação atual, o Governo voltou a prolongar a situação de alerta no continente, desta vez, até sexta-feira, dia 15 de agosto.
"Considerando, uma vez mais, as previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um agravamento do risco de incêndios rurais, o Governo [...] decidiu prorrogar a declaração da situação de alerta, em todo o território do Continente, até às 23h59 do dia 15 de agosto", lê-se numa nota enviada às redações.
Leia Também: Calor continua e mais de 110 concelhos estão em risco máximo de incêndios