Serão já oito as aldeias de Piodão, no município de Arganil, distrito de Coimbra, que terão sido evacuadas, esta quarta-feira, 13 de agosto.
Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Arganil revelou que duas das aldeias em questão são Chãs de Égua e Foz de Égua e há várias casas na linha do fogo.
Já o Notícias de Coimbra, que cita fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), avançava que havia mais uma aldeia evacuada - Porto Silvado - e que todas as estradas municipais estão cortadas ao trânsito. Entretanto, indica a SIC Notícias que terão sido evacuadas pelo menos mais cinco aldeias e que as populações estão a ser deslocadas para Vide.
Segundo Luís Paulo Costa, as chamas estão "descontroladas" no Piodão, uma vez que "a prevalência de ventos é sistemática e intensa, é uma zona com muitos declíves e com uma orografia muito complexa", o que está a dificultar "e muito" o trabalho dos bombeiros e da proteção civil.
"Há várias frentes de fogo bastante descontroladas", admitiu mesmo.
Ainda de acordo com o autarca, a GNR "tem um efetivo muito significativo no terreno" e já está em várias aldeias, "a perceber em que situações é preciso retirar as pessoas", assim como a "rever a circulação da rede rodoviária para que não haja circulação de veículos em zonas de risco".
Para já "não há informação sobre casas perdidas", no entanto, já são muitos os "prejuízos a nível da floresta e paisagem".
Luís Paulo Costa apela à população que siga "as orientações das autoridades" para que todos se mantenham em segurança.
A combater as chamas no local estão, pelas 13h30, nove meios aéreos e 480 bombeiros.
Recorde-se que o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Arganil encontra-se ativo. As autoridades pedem aos cidadãos para seguir rigorosamente as orientações das autoridades e a manterem-se informados através dos canais oficiais.
O incêndio continua a evoluir rapidamente, e a situação nas próximas horas poderá agravar-se, pelo que a colaboração e a atenção da população são fundamentais para minimizar riscos e danos.
"Imagens impressionantes"
Entretanto, nas redes sociais surgem cada vez mais imagens da devastação da zona. Um vídeo aéreo mostra a dimensão do incêndio que deflagrou hoje no Piodão. As imagens, como descreveu o utilizador que as partilhou no Facebook, são "impressionantes".
[Notícia em atualização]
Leia Também: Mais de 300 operacionais combatem chamas em Arganil, na zona de Piodão