O fogo deflagrou a 02 de agosto, em Sirarelhos, em Vila Real, e estendeu-se a Mondim de Basto, esteve em conclusão e sofreu duas reativações no sábado e na segunda-feira.
"O incêndio foi dado hoje às 19:48 em resolução", afirmou David Lobato, comandante das operações de socorro (COS), aos jornalistas no posto de comando instalado na cidade de Vila Real.
O também comandante Sub-regional do Médio Tejo referiu que, na serra do Alvão, se "verificaram condições extremas" e apontou como dificuldades no combate a este fogo as condições meteorológicas (vento e calor), a orografia do terreno e a pouca humidade dos combustíveis.
"A tarde deu-nos muito, muito trabalho", apontou, advertindo que nos próximos dias se irão verificar "fumarolas" pelo perímetro do fogo e poderão também acontecer reativações, até porque se preveem temperaturas acima dos 36 ºC (graus Celsius), vento e pouca humidade durante a noite.
David Lobato reforçou um apelo à população para que esteja atenta, que evite comportamentos de risco nas florestas e denuncie comportamentos desviantes, apontando ainda às várias ignições que começam durante a noite.
No terreno, nos próximos dias, vai ser feito "um trabalho de ourives", ou seja, minucioso, com a necessidade de fazer rescaldo a pé devido ao terreno escarpado.
"Não vamos desmobilizar meios, poderemos fazer um ajuste ao final do dia de amanhã [quinta-feira] e depois será desgraduado o comando deste incêndio", salientou o COS.
O objetivo é manter capacidade de reação a qualquer reativação que possa acontecer neste terreno.
Segundo a ANEPC, este incêndio mobiliza ainda 301 operacionais e 133 viaturas.
[Notícia atualizada às 21h02]
Leia Também: Incêndio de Sátão chega a Sernancelhe e Aguiar da Beira