Fogo lavra em Vila Real há 12 dias - e já atingiu 5.500 hectares

O incêndio que começou a 2 de agosto em Sirarelhos, Vila Real, queimou cerca de 5.500 hectares na serra do Alvão, incluindo cerca de 1.500 hectares no Parque Natural do Alvão (PNA), adiantou hoje fonte da Proteção Civil.

Trancoso, incêndios, bombeiros, chamas

© REUTERS

Lusa
13/08/2025 11:35 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Incêndio

O alerta para o fogo foi dado às 23h45 do dia 02 de agosto, em Vila Real, passou para Mondim de Basto, esteve em conclusão e, depois, sofreu duas reativações, estando esta manhã ainda ativo.

 

Fonte da Proteção Civil disse à agência Lusa que, numa primeira estimativa, este fogo já queimou, ao longo destes 12 dias, cerca de 5.500 hectares, nos dois concelhos, incluindo à volta de 1.500 hectares de área inserida no PNA.

O PNA tem 7.220 hectares de área total.

Nestes 12 dias, o fogo percorreu cerca de 14 quilómetros entre Mascoselo, limite com o concelho de Mondim de Basto, e a Samardã, no lado aposto e que faz fronteira com Vila Pouca de Aguiar.

Pelo meio passou, com maior ou menor proximidade, por 28 aldeias e uma vila, Lordelo, localizadas na serra do Alvão.

A serra do Alvão espalha-se por Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Vila Real e Mondim de Basto, e, no espaço de uma semana, já ardeu área dos quatro concelhos, em três incêndios diferentes (Sirarelhos, Pinduradouro e Alvadia).

Segundo dados recolhidos pela Lusa junto de fontes oficiais, o fogo que começou em Pinduradouro, Vila Pouca de Aguiar, queimou cerca de 500 hectares e o de Alvadia, em Ribeira de Pena, à volta de 600 hectares.

No total, nestes 12 dias, já terão ardido cerca de 6.600 hectares na serra do Alvão.

De acordo com informações da página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 11h00 estavam mobilizados para o fogo, que teve início em Sirarelhos, 420 operacionais, 141 viaturas e dois meios aéreos. Os operacionais estão no terreno em operações de combate, consolidação, rescaldo e vigilância, atentos a pontos quentes e reativações.

Leia Também: Popular foi identificado por alegado contrafogo na serra do Alvão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas