Um homem de 44 anos foi detido, na noite de segunda para terça-feira, na cidade do Porto, por suspeitas da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e de armas.
Num comunicado enviado, esta quarta-feira, 13 de agosto, ao Notícias ao Minuto, a Polícia Judiciária (PJ) revela que a operação Iberia Invicta, como foi intitulada, foi iniciada há cerca de três anos e "visava investigar os negócios ilícitos efetuados no domínio do tráfico de psicotrópicos, entre determinados cidadãos portugueses e espanhóis".
A detenção ocorre assim na sequência de diligências desenvolvidas na tarde de segunda-feira, depois de terem sido "detetadas movimentações suspeitas que indiciavam uma transação de produtos ilícitos".
As autoridades abordaram um dos visados da operação e efetuaram uma busca ao veículo que este conduzia. No seu interior, os investigadores encontraram um "sofisticado esconderijo", criado propositadamente para o transporte de substâncias ilegais, onde estavam escondidas várias armas de fogo, de elevado calibre, assim como uma "grande quantidade de droga".
Foram assim apreendidos ao suspeito "dois revólveres, uma pistola de quase 9 mm com silenciador, uma pistola metralhadora 'Mini Uzi' com carregador, centenas de munições, 3,5 kg de heroína, com elevado grau de pureza, 20 kg de substâncias de corte, uma balança de precisão e 18 mil euros em dinheiro.
No âmbito da operação Iberia Invicta foram ainda apreendidos 4 mil euros em dinheiro, dois automóveis e um "vasto conjunto de elementos de prova", segundo a PJ.
O detido vai agora ser presente às autoridades judiciárias competentes, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas como adequadas.
Leia Também: Quatro condenados a pena efetiva em Coimbra por tráfico de drogas