Calor não dá tréguas! Aviso laranja estendido até 5.ª-feira no Interior

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu até quinta-feira o aviso laranja, o segundo mais grave, em metade dos 12 distritos onde já vigorava, sobretudo no interior do país, por causa do calor.

calor portugal

© Getty Images

Lusa
12/08/2025 07:31 ‧ há 3 horas por Lusa

País

IPMA

Segundo o IPMA, vão estar até às 18h00 de quinta-feira sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Nos distritos de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro o aviso laranja passará a amarelo às 18h00 de hoje.

 

Também sob aviso laranja, por causa da "persistência de valores muito elevados da temperatura", estão as regiões montanhosas da Madeira, até às 18h00 de quarta-feira.

Sob o nível amarelo, o menos grave de uma escala de três, estão até às 18h00 de quinta-feira os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto e até às 18h00 de hoje os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

Também sob aviso amarelo, por causa da persistência do tempo quente, está a costa Sul da Madeira, até às 18h00 de quarta-feira.

O Governo renovou a situação de alerta no país até quarta-feira, dia 13 de agosto, devido ao risco de incêndio florestal.

A renovação da situação de alerta tem como base dois motivos principais: a continuação de temperaturas elevadas em todo o país para os próximos dias e a diminuição de ignições devido às proibições determinadas.

Entre as medidas em vigor estão a proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.

A situação de alerta implica também a proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos. Neste caso, também as autorizações já emitidas ficam suspensas.

O IPMA prevê para hoje a continuação do tempo quente, com céu pouco nublado e poeiras em suspensão, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial no interior.

Está igualmente prevista uma pequena subida da temperatura mínima e uma pequena subida da máxima no litoral norte e centro.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 16º (graus Celsius), em Leiria e Viana do Castelo, e os 29º (Portalegre), e as máximas entre os 27º (Viana do Castelo) e os 44º (Beja).

Leia Também: Mais de 130 concelhos do interior e Algarve em risco máximo de incêndio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas