Ministro considera burocracia um "obstáculo silencioso ao progresso"

Gonçalo Matias falou numa intervenção no XIII Fórum Lisboa, que reúne dezenas de autoridades brasileiras, entre as quais juízes das mais altas instâncias, ex-presidentes, lideres do Congresso e ministros do governo de Lula da Silva.

Tomada de posse, Gonçalo Matias, ministro Adjunto e da Reforma do Estado

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
02/07/2025 10:20 ‧ ontem por Lusa

País

Gonçalo Matias

O ministro Adjunto e da Reforma do Estado considerou hoje que a transformação da administração pública um "desígnio incontornável", alegando que a burocracia é um "obstáculo silencioso ao progresso" que trava o progresso e compromete a tomada de decisões.

 

"A burocracia excessiva continua a ser um obstáculo silencioso ao progresso, trava o investimento, mina a confiança e compromete a tomada de decisões vitais", salientou Gonçalo Matias, numa intervenção no XIII Fórum Lisboa, que reúne dezenas de autoridades brasileiras, entre as quais juízes das mais altas instâncias, ex-presidentes, lideres do Congresso e ministros do Governo de Lula da Silva.

O governante reiterou que "a reforma do Estado e o combate à burocracia" são "prioridades essenciais" do Governo.

Gonçalo Matias afirmou que "a burocracia excessiva continua a ser um obstáculo silencioso ao progresso, trava o investimento, mina a confiança e compromete a tomada de decisões vitais".

"Não podemos admitir que a máquina pública seja um labirinto onde se perde tempo, recursos e esperança", sublinhou o ministro.

A exigência "da transformação da administração pública é hoje um desígnio incontornável" do atual Governo chefiado por Luís Montenegro, até porque, "a confiança dos cidadãos no Estado constrói-se na capacidade de garantir eficiência, transparência e qualidade de resposta".

A aposta do Governo português para a legislatura vai centrar-se na "simplificação, digitalização, articulação e responsabilização".

"Não para reduzir o Estado, mas para fortalecer a sua relevância e legitimidade", disse, assinalando que as sociedades confrontam-se com desafios globais numa altura em que "a confiança dos cidadãos na democracia depende, em larga medida, da capacidade de o Estado adaptar e de se construir de forma eficiente, transparente e sustentável".

Entre hoje e sexta-feira, Lisboa torna-se numa espécie de segunda capital brasileira com a presença de várias das principais personalidades dos três poderes brasileiros, num evento organizado pelo juiz do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, intitulado de "O mundo em transformação --- Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente".

De acordo com a organização, serão realizados 57 painéis, com 500 palestrantes, de e uma estimativa de 2.500 participantes.

Leia Também: USAID. Administração Trump fecha (definitivamente) histórica agência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas