Ideia de que RTP3 se está a afundar "é falsa". "Orgulho-me do trabalho"

Em 24 de junho, a direção de informação da televisão da RTP, liderada por António José Teixeira, foi demitida.

António José Teixeira

© Global Imagens

Lusa
02/07/2025 08:09 ‧ ontem por Lusa

País

António José Teixeira

O ex-diretor de informação da RTP António José Teixeira considerou hoje "falsa" a ideia de que a RTP3 "se esteja a afundar" e diz desconhecer a razão pela qual foi interrompido o processo de transformação na televisão até aqui desenvolvido.

 

Num artigo de opinião com o título 'Em nome da verdade' hoje publicado no jornal Público, sem fazer uma referência direta à sua demissão, António José Teixeira escreve: "Estivemos a trabalhar com todas as áreas da empresa e com o acompanhamento permanente de um vogal da administração da RTP e a assessoria técnica e editorial da EBU. Por alguma razão, até agora por explicar, se quis interromper este processo".

Já sobre a RTP3, refere: "Se a confiança, a qualidade e a independência não estão em causa, mesmo que todos os dias tenhamos de lutar por elas, parece estar apenas em causa a audiência de um só canal, a RTP3, que se diz continuar a afundar".

"É falso. E não é uma questão de opinião. É factual. No presente trimestre está acima do período homólogo de 2024. Em 2024, teve o mesmo 'share' de 2023. Em 2024, os nossos concorrentes diretos perderam audiência, ao contrário da RTP3. Em resumo, nestes últimos três anos não houve quebra de audiência na RTP3. O 'rating' de 2024 até foi superior ao de 2023", refere.

E acrescenta sobre os principais formatos informativos diários, como o Telejornal, o Jornal da Tarde ou o Portugal em Direto ou não diários, como o Linha da Frente ou A Prova dos Factos: "Estão a crescer".

António José Teixeira descreve vários projetos como a renovação de estúdios, ou o "projeto ambicioso" Casa das Notícias que deverá ficar concluído "dentro de pouco mais de dois meses" e que avançou por, diz o ex-diretor, "persistente proposta da Direção de Informação", bem como uma nova imagem para a informação e a reformatação do canal de informação, incluindo a sua marca.

E conclui: "Orgulho-me do trabalho realizado, do esforço que todos colocámos nos múltiplos desafios destes anos (...). Estou certo de que assim continuará a ser. Os portugueses precisam de uma RTP livre e independente, que não mude ao sabor de equívocos ou dos ciclos políticos".

Em 24 de junho, a direção de informação da televisão da RTP, liderada por António José Teixeira, foi demitida.

Na terça-feira, o presidente da RTP afirmou que a decisão sobre a demissão da direção de informação da televisão na estação pública é da exclusiva competência do Conselho de Administração e afastou qualquer interferência política.

Nicolau Santos, que falava no painel "Debate da Nação dos Media", no âmbito do 34.º congresso da APDC), disse que a demissão do diretor de informação "não tem de ter uma leitura política".

"É da exclusiva competência do Conselho de Administração da RTP e não tem nenhuma interferência política", reforçou Nicolau Santos.

As "empresas têm ciclo" e o "António José Teixeira e a sua equipa fizeram um trabalho fantástico", salientou, referindo que agora se entrou noutra fase.

Aliás, "não é apenas o diretor da televisão que sai, não foi alvo que foi focado na direção de informação da televisão, espero contar com o António José Teixeira na RTP", referiu, apontando que o trajeto profissional do jornalista "passou por ciclos e terá seguramente novos desafios".

A 25 de junho, o Conselho de Redação da RTP denunciou não ter sido auscultado sobre a exoneração da direção de informação e a definição da nova estrutura editorial, considerando que tal "compromete a legalidade" do processo.

Vários partidos políticos pediram já esclarecimentos sobre este processo.

Leia Também: Demissão da direção da RTP "não tem de ter uma leitura política"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas