Restauro das muralhas "abre porta" à concessão de fortaleza em Alandroal

O restauro agora concluído das muralhas da antiga Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, distrito de Évora, "abre a porta" à concessão do imóvel, através do programa Revive, para reabilitação do restante e instalação de um hotel.

Notícia

© Roteiro do Alqueva

Lusa
28/05/2025 18:01 ‧ ontem por Lusa

País

Alandroal

A convicção foi manifestada hoje à agência Lusa pelo presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, a propósito da cerimónia de inauguração das obras de restauro das muralhas, marcada para sábado em Juromenha.

 

"Era uma daquelas obras consideradas quase impossíveis, mas conseguimos fazê-la e este restauro das muralhas abre a porta a uma série de possibilidades, entre as quais um projeto [de concessão no âmbito do programa] do Revive", afirmou.

Iniciada em 2021, a obra envolveu o restauro dos três níveis de muralha, nomeadamente a islâmica, a medieval e a seiscentista, e a instalação de iluminação cénica, num investimento de 5,3 milhões de euros, com apoio de fundos europeus.

"A empreitada não incidiu sobre o interior e todo o interior está por reabilitar, mas colocamos a expectativa do Revive" para que seja encontrada "uma solução para reabilitar o que falta e instalar uma unidade hoteleira", disse o autarca.

João Grilo realçou que o projeto de restauro das muralhas e a candidatura a fundos europeus já pressupunham este objetivo, pois, "sem esta reabilitação, nunca a fortaleza seria atrativa para privados, pelo grau de investimento que seria necessário".

"Agora, acredito que é extremamente atrativa, uma vez que o trabalho de consolidação está todo feito", sublinhou.

De acordo com o presidente da câmara, o imóvel já está integrado no Revive, programa que prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados, faltando a abertura do concurso.

Antes do lançamento do concurso, referiu o autarca, é necessário concluir um estudo, que está em curso, para entregar a potenciais promotores, sobre os locais no imóvel "onde é viável ou não reconstruir ou instalar novas infraestruturas".

"Estamos a utilizar técnicas de varrimento laser e outras para garantir que não há surpresas para o investidor e entregamos a quem concorrer um documento no qual os seus projetos se podem basear com segurança para desenvolver a intervenção", adiantou.

A cerimónia do próximo sábado inclui também a apresentação de iniciativas do projeto "5G.RURAL - 5G for rural smart communities of tomorrow", liderado pela empresa dstelecom, a inauguração do novo Centro Interpretativo de Juromenha e um concerto do maestro Martim Sousa Tavares.

Quanto ao centro interpretativo, localiza-se numa sala no interior das muralhas da fortaleza e foi criado ao abrigo do projeto "5G.RURAL - 5G for rural smart communities of tomorrow".

"Recorrendo à tecnologia 5G combinada com realidade aumentada, será possível tornar a experiência de visita ao território mais interativa, imersiva, multiexperiencial e permitirá acima de tudo recriar o imaginário de quem a visita", descrevem os promotores.

As primeiras muralhas de Juromenha datam do período da ocupação romana, tendo sido erguidas em 44 antes de Cristo por ordem de Júlio César.

Em 1167, foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, tendo ocupado um lugar de relevo na defesa da nacionalidade portuguesa.

Atualmente, a fortaleza da povoação está classificada como Imóvel de Interesse Público.

A fortificação acolhe no seu interior um conjunto de edificações em estado de ruína, das quais se destacam as igrejas da Misericórdia e Matriz, a cadeia e os antigos paços do concelho.

Leia Também: PSD/CDS volta a apostar em Domingos Matuto para a Câmara de Alandroal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas