São e Jair continuam desaparecidos. Há mais de uma semana, que o ex-casal de Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, deixou de ser visto e que o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ), por haver indícios de crime.
Ao longo dos últimos dias foram sendo divulgados elementos, por vários jornais, que deram ao caso, no início misterioso, contornos suspeitos.
Primeiro soube-se que Jair, de 54 anos, e São, de 69, - que passava parte do ano em Portugal e a outra parte em França, com os filhos - não eram desconhecidos. Tinham tido um relacionamento que, alegadamente, tinha começado e terminado no verão passado.
Depois, um irmão da mulher desaparecida, Manuel Figueiredo, conhecido por 'Neca', contou ao Jornal de Notícias que Jair perseguia São por não aceitar o fim da relação, acusando-o mesmo de ter "raptado" a irmã.
"Eles tiveram um caso, mas ela desistiu. E ele agora não a largava. Estava sempre a telefonar-lhe, mas ela via que era o Jair e não atendia. Ele perseguia-a", disse 'Neca' ao matutino.
Hoje, o Correio da Manhã (CM) dá conta do pior cenário. A publicação garante que Jair ligou a um amigo a confessar que matou São e escondeu o corpo da ex numa mata.
A chamada terá sido realizada na noite de segunda-feira, 19 de maio, um dia depois do desaparecido. "Fiz m****. Matei a São", terá afirmado Jair, garantido que também se iria matar. Se o fez ou não, ninguém sabe, pois ambos continuam desaparecidos.
O Notícias ao Minuto confirmou com a PJ que o caso continua a ser investigado. No entanto, não foi possível apurar mais pormenores.
O CM garante que os inspetores já ouviram vários amigos dos desaparecidos, assim como "cinco chamadas telefónicas" de Jair, em que, alegadamente, terá sempre confessado que matou São.
Além disso, em pelo menos uma delas, terá admitido que foi ele próprio o autor do incêndio que deflagrou na sua casa, dias depois do desaparecimento. O objetivo seria evitar que a família fosse herdeira do seu património.
Entretanto, foi montada uma caça ao homem. O objetivo é encontrar o suspeito com vida e que ele revele o que aconteceu e onde está o corpo de São.
Recorde-se que Jair e São desapareceram no domingo, dia 18 de maio, depois de terem passado algumas horas numa danceteria da freguesia da Palhaça. O ex-casal ainda chegou a ser visto numa pastelaria da mesma zona, a lanchar. Aparentavam estar "bem".
Mais tarde, já de madrugada, Jair terá pedido aos vizinhos para tomarem conta da mãe, uma vez que estaria fora uns dias por estar "desnorteado". E desapareceu. Nunca mais ninguém viu nem ele, nem São.
Leia Também: Obsessão? Há novos dados sobre o casal desaparecido em Oliveira do Bairro