A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou, nos primeiros quatro meses do ano, 623 acidentes com utilizadores de velocípedes e trotinetes envolvidos, sem vítimas mortais, mas com 16 feridos graves, informou hoje aquela força de segurança.
De acordo com os dados da PSP, divulgados no dia em que arranca a operação de fiscalização a utilizadores de velocípedes e trotinetes 'Mobilidade Ativa em Segurança', no mesmo período temporal foram registados 623 acidentes, 479 dos quais com vítimas.
Os dados fornecidos pela força de segurança, e que dizem respeito apenas à sua área de intervenção, apontam para um aumento do número de acidentes, bem como de feridos graves e ligeiros nos últimos cinco anos.
Neste âmbito, a PSP publicou, também hoje, um post no Facebook onde deixa "conselhos de segurança para a circulação rodoviária de trotinetes e bicicletas".
Eis as regras:
- "Respeite os sinais de trânsito, especialmente os luminosos. Eles existem para a sua segurança e a de todos os que circulam na via pública;
- Circule nas vias corretas para o seu tipo de veículo e mantenha-se na posição adequada durante a marcha: Não transite em sentido contrário!;
- Dê sempre prioridade aos peões, sobretudo nas passadeiras e zonas de atravessamento;
- Nunca conduza sob o efeito de álcool. A sua vida - e a dos outros - está em jogo;
- Evite distrações ao volante. Não use o telemóvel, auscultadores ou aparelhos eletrónicos enquanto conduz;
- Sinalize sempre as suas intenções. Indique com antecedência quando vai mudar de direção e olhe bem antes de fazer qualquer manobra".
Leia Também: Anda de trotinete ou velocípede? PSP registou até abril 16 feridos graves