Chuva volta e traz granizo, trovoada e descida de temperatura. Há avisos

Esta quarta-feira ficará marcada por períodos de chuva, por vezes fortes, acompanhados de trovoada. Há 16 distritos sob aviso amarelo. As temperaturas vão descer.

Notícia

© Luis Boza/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
30/04/2025 08:10 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

IPMA

Tal como esperado, a chuva está de regresso a Portugal continental esta quarta-feira, dia em que se espera também trovoada e uma descida da temperatura, em especial da máxima e nas regiões Norte e Centro, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

 

Nas regiões Norte e Centro esperam-se "períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde"

Estão previstos "períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes na região Centro a partir da manhã e na região Norte a partir da tarde, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência de sul para norte a partir do final da tarde". Há a "possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo".

O vento soprará "fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas até ao final da tarde".

O IPMA prevê ainda uma "descida de temperatura, em especial da máxima, sendo acentuada na região Norte e nas Beiras"

Na região Sul também se esperam "períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde". Estão previstos "períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes, em especial no interior e no sotavento algarvio, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência a partir da tarde".

Há, igualmente, "possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo" e o vento vai soprar "fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até ao final da tarde".

Espera-se uma "descida de temperatura, em especial da máxima no Alto Alentejo e da mínima no Algarve"

As máximas vão hoje variar entre os 21 graus, em Beja e Santarém, e os 13 graus, na Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 13 graus, em Faro, Lisboa e Aveiro, e os 6 graus, na Guarda. 

É de realçar que o IPMA colocou hoje 16 distritos sob aviso amarelo - o terceiro mais grave - por causa da precipitação. Apenas os distritos de Lisboa e Setúbal não têm avisos.

Além disso, também a Região Autónoma da Madeira vai estar sob aviso amarelo pelo menos até meio do dia de quinta-feira por causa do vento, chuva e agitação marítima.

Por sua vez, nos Açores não há avisos, esperando-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e apenas aguaceiros. 

Leia Também: Nenhum distrito escapa à chuva (e 13 estão sob aviso esta quarta-feira)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas