Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho Nacional de Educação critica critérios de escolha de docentes

O presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, criticou hoje os critérios de escolha dos professores, no concurso nacional, considerando que as regras não permitem selecionar os melhores.

Conselho Nacional de Educação critica critérios de escolha de docentes
Notícias ao Minuto

16:03 - 09/09/14 por Lusa

País David Justino

"Se a escola pública quer ser uma referência, tem de escolher os melhores professores e os que estão seriados na lista ordenada não são necessariamente os melhores", disse David Justino no Fórum Educação "Sucesso Escolar: Que Estratégias?", organizado pela Câmara de Leiria.

Recordando que nos últimos três anos tem formado futuros docentes, o ex-ministro da Educação sublinha não ter dúvidas de que "darão excelentes professores, melhores do que outros que já estão no sistema".

Porém, realçou que como leciona numa universidade pública, uma escola mais "exigente", os futuros professores não terão notas tão elevadas e "serão ultrapassados por outros que vêm de faculdades de vão de escada que dão 18 e 19".

Em declarações à agência Lusa, o presidente do CNE explicou que esse é um dos problemas que foi identificado e que será "refletido na próxima publicação" deste organismo.

Sem querer revelar antecipadamente o conjunto de problemas do sistema de ensino detetados no parecer do CNE, David Justino assegurou não ter "dúvidas de que há professores bons que são ultrapassados por professores que não têm qualquer garantia".

"Os critérios existentes para a colocação de professores pela primeira vez podem deturpar o mérito e a qualidade na escolha dos professores", frisou.

David Justino abordou também o tema da retenção escolar, adiantando que, "no atual sistema de ensino, um em cada três alunos já reprovou pelo menos uma vez", dizendo que existe uma "cultura de retenção", que leva a que um aluno uma vez retido prossiga um "trajeto de retenção".

"Já a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico], nos últimos dois anos, tinha identificado que Portugal era um dos países com maiores taxas de retenção na Europa" a par de "Espanha, França, Bélgica francófona e a Holanda".

Sublinhando que não pretende "acabar com as retenções", nem defender o "facilitismo", considerou ser importante criar condições para evitar a retenção, logo nos primeiros anos de escolaridade, porque, muitas vezes, "quando se tenta recuperar o aluno já é tarde".

Por isso, sugere "organizar as aprendizagens e as escolas para poderem acudir precocemente estes alunos".

Admitindo que já há alguns projetos nesse sentido, como o "Fénix", David Justino alerta para que se "generalize" estes projetos.

Segundo o ex-governante, "só no ensino público, o Estado português gasta com estas retenções entre 250 e 300 milhões de euros por ano", somando "aquilo que a sociedade gasta e depois volta a gastar quando esse percurso de insucesso escolar se transforma no insucesso social".

David Justino criticou ainda as escolas que "eliminam os alunos mais fracos para não irem a exame por terem notas mais baixas", para não estragarem os rankings.

Por isso, o presidente do CNE equaciona sugerir ao ministro da Educação que "todos os alunos façam exame".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório