A obra, que vai contar com mais de trezentas mil rolhas de cortiça, vai ser produzida no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, através do artista albanês Saimir Strati, detentor de sete recordes no Guinness World Records.
De acordo com o município, o mosaico vai ser produzido com vista a alcançar 24 metros de comprimento, por 4,5 metros de altura, num total de 108 metros quadrados.
O município anuncia ainda que a obra deverá estar concluída no dia 27 de setembro, contando nesse dia com a presença em Ponte de Sor de várias personalidades relacionadas com o livro de recordes, entre os quais um juiz oficial do Guinness World Records para a entrega do certificado que testemunha a inscrição no álbum internacional daquela instituição.
Esta iniciativa conta com o apoio do Festival 7Sóis7Luas, empresas transformadoras de cortiça sediadas no concelho de Ponte de Sor e da Entidade Regional de Turismo (ERT) Alentejo que se associa este projeto no âmbito da candidatura do montado a Património da Humanidade.