Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Associação ambientalista lamenta "omissão do Mar" no novo Executivo

A associação ambientalista Sciaena - Associação de Ciências Marinhas e Cooperação lamentou a "omissão do mar" na orgânica do novo Governo, apresentada hoje ao Presidente da República pelo primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro.

Associação ambientalista lamenta "omissão do Mar" no novo Executivo
Notícias ao Minuto

22:36 - 28/03/24 por Lusa

País Governo

"Lamentamos que não tenha sido criado um ministério responsável por coordenar todas as áreas e dimensões relacionadas com o mar, pois isto seria crucial não só para uma melhor e mais eficaz gestão dos recursos marinhos e das atividades que lá decorrem, mas também para uma maior responsabilização e agência sobre a conservação e proteção do meio. Resta-nos esperar que as secretarias de Estado com responsabilidades específicas e bem definidas e as dinâmicas inter-ministeriais possam assegurar esta coordenação", afirma o porta-voz da associação Gonçalo Carvalho, citado em comunicado.

A Sciaena afirma que "Portugal pode ser líder na conservação marinha, se o Governo hoje anunciado abraçar uma visão corajosa e comprometida com a implementação de políticas públicas que promovam a proteção do oceano".

"Iremos em todo o caso solicitar uma reunião ao novo executivo para apresentar e discutir as 14 medidas que consideramos prioritárias para efetivamente mudar o paradigma de gestão pública do mar em Portugal, que constituem passos concretos para salvaguardar a saúde dos ecossistemas marinhos e assegurar o futuro das populações que deles dependem", adianta Gonçalo Carvalho.

Em 19 de fevereiro, a associação pediu que o governo saído das legislativas de 10 de março criasse um ministério responsável pela governação do mar, numa proposta que integrava um Manifesto Azul que inclui 14 medidas que a Sciaena considera "prioritárias" para a conservação do oceano.

Luís Montenegro e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois, estando o debate do programa de Governo marcado para 11 e 12 de abril.

Leia Também: É oficial. Estes são os 17 ministros que compõem o Governo de Montenegro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório