Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

PSP analisou mais de 35.400 passageiros em 161 voos em operação em Lisboa

Principal objetivo era intensificar as buscas nas bases de dados da INTERPOL. Foi identificado um passageiro, que foi sinalizado às autoridades locais.

PSP analisou mais de 35.400 passageiros em 161 voos em operação em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:08 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) pesquisou um total de 35.448 passageiros em 161 voos, entre os dias 4 e 15 de março, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no âmbito de uma operação conjunta de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço para identificar ameaças e reforçar o controlo de passageiros internacionais.

Em comunicado, esta segunda-feira, a força de segurança explica que a Joint Operation Focal Points Air 2024, da FRONTEX, envolveu a PSP, em coordenação com a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), a Polícia Judiciária (PJ) e o Gabinete Nacional de Interpol (GNI).  A operação contou ainda com a participação de um perito IBMTF (Integrated Border Management Task Force) da FRONTEX.

O principal objetivo era intensificar as buscas nas Bases de Dados da INTERPOL "para a verificação de passageiros e a garantia da segurança interna, a segurança do Espaço Schengen e a colaboração e cooperação Internacionais".

Durante a operação, revela a PSP, "foram pesquisados um total de 35.448 passageiros em 161 voos". Destas análises, "destaca-se a identificação de um passageiro, em trânsito para um destino dentro do espaço Schengen que foi sinalizado às autoridades locais, reforçando a importância da cooperação internacional na prevenção e combate ao crime transnacional". 

A PSP destaca que "continuará a trabalhar para garantir a segurança dos cidadãos e a integridade das fronteiras da União Europeia".

Leia Também: PSP deteve 160 carteiristas em dois anos. Número foi maior em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório