Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

Agricultores de Aveiro classificam de "produtiva" reunião com ministra

O porta-voz dos agricultores que cortaram no dia 02 o acesso às autoestradas A1 e A29 em Estarreja, no distrito de Aveiro, disse hoje que a reunião com a ministra da Agricultura foi bastante produtiva.

Agricultores de Aveiro classificam de "produtiva" reunião com ministra
Notícias ao Minuto

20:35 - 06/02/24 por Lusa

País Agricultura

Em declarações à agência Lusa após o final da reunião, que decorreu esta tarde no Ministério da Agricultura em Lisboa, Filipe Duarte referiu que "a reunião foi bastante produtiva", apesar de levarem "uma mão cheia de nada".

"No fundo, conseguimos alertar [a ministra] para alguns pontos que eles nos pareceram acatar e mostraram interesse em tentar interceder por nós através das diversas instituições como é o caso dos licenciamentos", disse este produtor de carne e leite de Válega.

Relativamente ao preço justo à produção, uma das principais reivindicações dos agricultores, Filipe Duarte referiu que a ministra disse ter a noção que, por vezes, "o dinheiro que devia vir para o produtor não está a vir".

"Por isso, eles estão a trabalhar nisso, mas é uma coisa que ainda poderá levar três ou quatro meses mais. Mas eles estão atentos e ela disse que é a parte onde está mais suscetível, porque está dentro disso e, realmente, tem a noção que nós estamos a passar por isso", afirmou.

Já quanto às medidas agroambientais, a ministra terá dito que não há muito a fazer, porque são coisas que vêm da comunidade europeia. "São normas europeias e apesar de não se enquadrarem para nós temos de nos reger por elas", disse Filipe Duarte.

"A ministra informou ainda que até ao fim da semana vai reunir com outros grupos de agricultores e associações para depois apresentar os resultados destas reuniões e o que pode ou não ser feito, porque há coisas que um Governo em gestão não pode fazer", concluiu o porta-voz dos agricultores.

Na passada sexta-feira, os agricultores cortaram durante várias horas o acesso às autoestradas A1 e A29 em Estarreja, depois de mais de uma centena de tratores e máquinas agrícolas terem realizado uma marcha lenta na Estrada Nacional 109.

Entre as principais reivindicações dos agricultores estão um preço justo à produção e a regularização do mercado.

"Não estamos aqui para pedir subsídios. Nós queremos uma regularização do preço do nosso produto e que nos aliviem os ecoambientais, que nós aqui na nossa zona pode ser um problema", disse na altura Filipe Duarte.

Leia Também: Desmobilizado protesto em Valença após promessa de reunião com ministra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório