Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Prorrogado prazo do concurso para gestão de informação de 'bodycams'

O prazo do concurso público para a compra da plataforma que vai gerir e guardar a informação recolhida pelas 'bodycams' da PSP e da GNR foi prorrogado até ao início de março, foi hoje publicado em Diário da República.

Prorrogado prazo do concurso para gestão de informação de 'bodycams'
Notícias ao Minuto

18:21 - 01/02/24 por Lusa

País Polícia

O primeiro concurso público para compra da Plataforma Unificada de Segurança dos Sistemas de Videovigilância foi lançado em abril do ano passado e, após ter sido suspenso, a Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna abriu em janeiro um novo procedimento, que foi agora prorrogado até ao início de março.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), este adiamento resulta de "um pedido de prorrogação do prazo" do concurso.

A plataforma destina-se a gerir e guardar a informação, como imagens e sons, recolhida por câmaras portáteis de uso individual ('bodycams') de qualquer marca que venham a ser utilizadas pelos efetivos das forças de segurança.

A informação registada através dos sistemas municipais de videovigilância e dos existentes nos estabelecimentos de diversão noturna será igualmente gerida e guardada nessa plataforma.

De acordo com o MAI, o concurso tem um valor base aproximado de 1,1 milhões de euros e o concurso público para aquisição das 'bodycams' será lançado posteriormente.

Quando foi anunciado, no fim de abril do ano passado, o programa de aquisição das câmaras portáteis de uso individual para as polícias, o Ministério da Administração Interna avançou que as primeiras 2.500 'bodycams' iam chegar à PSP e GNR em novembro de 2023.

A intenção do Governo é adquirir de forma faseada cerca de 10.000 'bodycams' até 2026, num investimento de cinco milhões de euros.

Leia Também: PSD promete negociar com polícias: "Ato imediato à posse do Governo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório