Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Novo mamógrafo em Vila Real permite "diagnósticos mais precisos"

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) dispõe de um novo mamógrafo que introduz na região "tecnologia diferenciadora" e novos exames, evita deslocações ao Litoral e permite um diagnóstico mais preciso do cancro da mama.

Novo mamógrafo em Vila Real permite "diagnósticos mais precisos"
Notícias ao Minuto

12:39 - 23/11/23 por Lusa

País Vila Real

"O novo equipamento para além de substituir o mamógrafo antigo, que já estava ultrapassado, também tem tecnologia mais diferenciadora, nomeadamente a tomossíntese e a mamografia com contraste, que não tínhamos até agora", afirmou hoje Catarina Oliveira, diretora do Serviço de Imagiologia do CHTMAD, que tem sede social em Vila Real.

João Abrantes, coordenador da Radiologia Mamária, acrescentou que "a aquisição deste novo equipamento de mamografia com tomossíntese representa um avanço importante na prática clínica na Unidade da Mama do Serviço de Imagiologia do CHTMAD".

"Este dispositivo permite-nos a realização de tomossíntese, um avanço tecnológico em relação à mamografia digital convencional, para além da possibilidade de realização de tomobiópsia ou mamografia com contraste, garantindo uma qualidade de imagem superior, essencial para diagnósticos mais precisos", salientou o responsável.

O aparelho custou cerca de 285 mil euros e foi financiado por verbas próprias do CHTMAD.

"Representa uma evolução significativa para a nossa unidade, melhorando consideravelmente o fluxo de trabalho e permitindo uma abordagem mais eficiente e segura. Com estas inovações, estamos preparados para manter um elevado padrão de qualidade aproveitando as vantagens da nova tecnologia, com a realização de tomossíntese em todas as examinadas e tendo ainda a possibilidade de complementar o estudo através da mamografia com contraste, especialmente útil em situações de contraindicação à ressonância magnética mamária", explicou João Abrantes.

Catarina Oliveira disse que o mamógrafo do CHTMAD é também "o único equipamento do género do sistema público" desta região, servindo utentes do distrito de Vila Real, da zona de Bragança e do norte do distrito de Viseu.

"Por isso era crucial que ele fosse substituído e, para além de o substituirmos, ainda fazemos um 'upgrade' com as duas áreas, a tomossíntese e mamografia com contraste", destacou, referindo que o anterior mamógrafo era já "bastante antigo".

Até agora, se fosse preciso fazer esses exames era preciso ir ao Litoral, uma deslocação que se evita com o novo equipamento.

A responsável explicou que os novos exames permitem "detetar mais facilmente as patologias, sobretudo o cancro da mama", salientando que este diagnóstico "tem que ser feito precocemente para que o tratamento também seja feito de forma adequada".

"Quanto mais precoce o diagnóstico também melhores são as possibilidades de cura da patologia na área da mama", sublinhou.

De acordo com Catarina Oliveira, no CHTMAD são realizadas entre 2.000 a 3.000 mamografias por ano.

A diretora do Serviço de Imagiologia referiu ainda que a incidência do cancro da mama está a aumentar, cada vez em idades mais jovens e em idades que o rastreio atualmente não abrange.

O programa de rastreio de cancro da mama é dirigido a mulheres assintomáticas, com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos, e consta na realização de uma mamografia cada dois anos.

Leia Também: Cancro. Um quarto das mulheres não sabe examinar o seu próprio peito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório