CHULN é pioneiro na realização de técnica inovadora para dor crónica

O novo dispositivo é "usado para tratar várias patologias que causam dor crónica" e "torna o tratamento mais eficaz e menos desconfortável para o doente".

Notícia

© Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte

Notícias ao Minuto
20/11/2023 13:05 ‧ 20/11/2023 por Notícias ao Minuto

País

Saúde

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) realizou uma técnica inovadora de neuromodulação medular nas últimas semanas. Foi o primeiro hospital português e um dos primeiros da Península Ibérica a fazê-lo.

O novo dispositivo é "usado para tratar várias patologias que causam dor crónica", o que "torna o tratamento mais eficaz e menos desconfortável para o doente".

"A neuromodulação medular consiste na introdução de elétrodos no espaço epidural da coluna vertebral, conectados a um gerador implantado e programável", revela o CHULN em comunicado.

O tratamento consiste "na geração de corrente elétrica que é transmitida à medula espinhal" para alterar "as correntes elétricas que transmitem a dor da sua origem até ao cérebro", conseguindo diminuir ou acabar com estas sensações.

Esta técnica é eficaz em problemas como "o síndrome da coluna falhada, o síndrome doloroso regional complexo, a neuropatia periférica dolorosa (como a diabética), a dor do membro fantasma ou a dor isquémica dos membros".

O inovador procedimento foi realizado pela equipa da Unidade Multidisciplinar de Dor, dirigida pelo Serviço de Anestesiologia.

Leia Também: Sta Maria "está a abarrotar". Utente relata caos com "gente até à porta"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas