Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 8º MÁX 16º

Sem planos para domingo? Pode visitar este navio em Viana do Castelo

A embarcação poderá ser visitada das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, segundo a mesma nota.

Sem planos para domingo? Pode visitar este navio em Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

16:13 - 22/09/23 por Notícias ao Minuto

País Viana do Castelo

O navio da Marinha Portuguesa NRP Mondego vai estar aberto ao público no domingo, dia 24 de setembro, em Viana do Castelo, no Porto Comercial.

“Esta semana o NRP Mondego navegou, pela primeira vez, no rio que lhe dá nome e foi visitado, na quinta-feira, dia 21 de setembro, por 258 pessoas no Porto da Figueira da Foz, onde também abriu a visitas”, começou por explicar a Marinha Portuguesa, em comunicado.

Agora, a embarcação poderá ser visitada em Viana do Castelo das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, segundo a mesma nota.

“O NRP Mondego, (ex-HDMS GLENTEN - P557 ), esteve ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa entre fevereiro de 1992 e outubro de 2010, tendo sido posteriormente vendido a Portugal em outubro de 2014 e rebatizado com o nome de NRP Mondego (P592)”, complementou o organismo, dando ainda conta de que, depois de “um período de reconfiguração e modernização com recurso à indústria nacional, nos estaleiros navais do Arsenal do Alfeite S.A., o NRP Mondego passou a integrar o dispositivo naval do Sistema de Forças e desempenha um vasto leque de missões e tarefas”.

De acordo com a Marinha, estes navios de patrulha costeira têm “como missão principal a busca e salvamento marítimo e fiscalização marítima, com incidência na faixa costeira continental e do arquipélago da Madeira”. Prestam, além disso, “apoio a diversas entidades onde se inclui a Autoridade Marítima Nacional (AMN)”, e estão aptos “a prestar apoio à população civil em situações de catástrofe, em articulação com as autoridades de proteção civil”.

Podem também "integrar estruturas internacionais, como a agência europeia FRONTEX de controlo da fronteira externa da União Europeia”, acrescentou.

O NRP Mondego é comandado pelo primeiro-tenente Lopes Pires e tem uma guarnição de 25 militares.

Leia Também: Nanopartículas usadas em dentífricos alteram fígado do pregado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório