Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Costa deseja "maiores felicidades" ao novo patriarca de Lisboa

O primeiro-ministro, António Costa, desejou hoje "as maiores felicidades" ao novo patriarca de Lisboa, bispo Rui Valério, e deixou "uma saudação especial" a Manuel Clemente, que deixa estas funções ao fim de uma década.

Costa deseja "maiores felicidades" ao novo patriarca de Lisboa
Notícias ao Minuto

13:15 - 10/08/23 por Lusa

País Patriarcado de Lisboa

"Quero desejar as maiores felicidades ao novo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério", escreveu o chefe de Governo na sua página oficial na rede social X (antigo Twitter).

Na mesma mensagem, António Costa deixou também "uma saudação especial" a Manuel Clemente "pelo trabalho desenvolvido, nos últimos anos, com a comunidade e toda a colaboração que culminou com a Jornada Mundial da Juventude".

O Vaticano anunciou hoje a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.

Rui Valério, de 58 anos, é natural de Urqueira, no concelho de Ourém, tendo sido ordenado padre em 1991, em Fátima.

Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.

Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.

O Patriarcado de Lisboa, em nota publicada na sua página na Internet, informou, entretanto, que Rui Valério vai tomar posse da diocese no dia 02 de setembro, sábado, às 11:00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido.

A entrada solene tem lugar no dia seguinte, domingo, dia 03 de setembro, às 16:00, no Mosteiro dos Jerónimos.

Leia Também: Bispo Rui Valério nomeado novo patriarca de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório