A residência de Mário Costa, presidente da Assembleia-Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), está a ser alvo de buscas por inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do norte. A notícia é avançada pelo jornal Expresso, que indica que em causa estão suspeitas de tráfico de seres humanos.
Segundo a publicação, suspeita-se que Mário Costa esteja envolvido em negócios ilegais com jovens jogadores oriundos de países do Extremo Oriente e da América do Sul. O dirigente já terá sido constituído arguido pelo Ministério Público (MP).
Envolvida no mesmo caso está também a academia de futebol Bsports Academy, localizada em Riba d’Ave, em Vila Nova de Famalicão.
Ao Notícias ao Minuto, o SEF confirmou que "está a decorrer uma operação, na zona do Grande Porto, para cumprimento de vários mandados de busca". No entanto, não avançou com qualquer outra informação "dado que o processo se encontra em segredo de justiça".
Para esta operação, foram empenhados um efetivo de 50 elementos do SEF, referiu a autoridade.
Já à agência Lusa, fonte judicial confirmou que um dos locais de busca é a casa do presidente da Mesa da Assembleia Geral da LPFP, Mário Costa, e outro uma academia de futebol em Riba D'Ave.
A Liga também confirmou as buscas, em nota de imprensa, dizendo-se "surpreendida pelas notícias veiculadas" e esclarecendo que "os factos relatados em nada" estão "relacionados com cargo exercido pelo Dr. Mário Costa na Liga Portugal". Ainda assim, o órgão acompanha a "evolução das diligências, aguardando por mais dados".
O Notícias ao Minuto tentou obter mais esclarecimentos junto da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas, até ao momento desta publicação, não obteve resposta.
Mário Costa, recorde-se, foi reconduzido ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral no início do corrente mês de junho.
[Notícia atualizada às 12h44]
Leia Também: Bases de dados do SEF vão para a Unidade de Coordenação de Fronteiras