Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Concessionários algarvios concordam com proibição de fumar nas praias

Os concessionários das praias na cidade algarvia de Quarteira, assim como os seus clientes, concordam com a proibição de fumar nestes locais de lazer, seguindo outros espaços que já têm zonas para fumadores e não fumadores.

Concessionários algarvios concordam com proibição de fumar nas praias
Notícias ao Minuto

05:00 - 11/06/23 por Lusa

País Tabaco

Uma nova proposta de lei do tabaco apresentada pelo Governo, que deu entrada no parlamento em 26 de maio, prevê a proibição de se fumar em praias marítimas, fluviais e lacustres (lagos), por determinação da gerência, da administração ou do titular da concessão, entre outros.

"Estamos aqui ao ar livre. Eu acho que é mais ou menos a situação que aconteceu com as esplanadas dos cafés. Houve um bocado de choque na população, mas o pessoal acaba por aderir", diz à agência Lusa Tiago Duro, que tem a concessão Minha Praia em Quarteira.

Sobre a possibilidade de a futura lei colocar no titular da concessão a decisão de interditar que se fume, Tiago Duro indica que irá "aderir à proibição".

"Como vocês podem ver, a concessão é um espaço aberto. A pessoa, se quiser, basta andar uns metros para a frente ou para trás e acaba por fumar o seu cigarro", explica.

Para este profissional, a decisão "acaba por ser ao agrado de toda a gente", visto haver na sua área de concessão muitas famílias com crianças que alugam "palhotas" e espreguiçadeiras.

"Veja-se no caso de outros países que, com estas proibições, acabaram por baixar a taxa de fumadores, não é? Eu acho que funciona", sublinha Tiago Duro.

No caso de existir alguma resistência, o concessionário pede "bom senso" e que se dê uma "palavrinha ao cliente" no sentido de lhe pedir, com delicadeza, para fumar fora da área da concessão: "Pronto, e acho que o pessoal acaba por aderir", afirma.

Tiago Duro recorda que já houve casos de famílias com crianças que pediram para mudar de "palhota" porque ao lado estavam pessoas a fumar.

Sobre o impacto da medida, o concessionário é da opinião que a longo prazo vai acabar por ser "positivo".

Não muito longe, Christofe Pontes é o concessionário da Praia Alegre e também concorda que deve recair sobre ele a decisão de proibir ou não os clientes fumarem.

"Acho que o pior de as pessoas fumarem na área concessionada não é fumar. O problema aqui é a ponta dos cigarros na areia. O que era bom era ninguém fumar na praia toda. Se quisessem fumar saíam do areal para fumar o seu cigarro e mantinham a praia limpa", afirma, defendendo que essa seria a solução "ideal".

Christofe Pontes pensa que os fumadores são uma minoria no espaço que lhe está concessionado e considera a questão deve ser tratada como no caso dos restaurantes, em que os fumadores não devem incomodar os não-fumadores.

Os clientes das áreas concessionadas nas praias também concordam com a interdição de fumar nestas áreas de lazer.

"Eu estou contra a possibilidade de as pessoas fumarem, sobretudo se estão aqui ao nosso lado", afirma Vitália Reis, emigrante portuguesa a viver em França e de férias em Quarteira.

"Se não fumarem melhor para eles [os fumadores] e para nós", sublinha.

Um brasileiro a trabalhar em Londres e de férias no Algarve também não tem dúvidas em afirmar que "a proibição é uma medida correta".

"Eu tenho uma criança também pequena e não gostaria que estivesse inalando o fumo do cigarro aqui na praia", defende, criticando ainda os fumadores por atirarem "todas as beatas aqui no chão".

Segundo a proposta de lei, será ainda proibido fumar em determinados recintos como piscinas públicas e parques aquáticos, alegando o Governo que são locais de diversão e de estadia frequentados por menores e respetivas famílias.

Com esta proposta de lei, o Governo pretende eliminar as "exceções atualmente previstas na lei à proibição de fumar em locais fechados de utilização coletiva", mas mantém as que abrangem os serviços de psiquiatria, os centros de tratamento e reabilitação de pessoas com problemas de dependência e comportamentos aditivos e os estabelecimentos prisionais.

Quanto ao acesso ao tabaco, será alargada a proibição de venda a recintos desportivos, piscinas e parques aquáticos, a salas e recintos de espetáculos, a recintos de diversão, bingos, casinos e salas de jogo e outro tipo de recintos destinados a espetáculos de natureza não artística e festivais de música, assim como as entregas no domicílio ou venda ambulante.

Passa a ser proibida a venda de tabaco através de máquinas de venda automática em locais situados a menos de 300 metros dos estabelecimentos destinados a menores de 18 anos, dos estabelecimentos de ensino e de centros de formação e venda à unidade de cigarros e cigarrilhas após abertura das respetivas embalagens.

Ao contrário do inicialmente anunciado pelo Governo, o diploma entregue no parlamento já não prevê a proibição da venda de tabaco nos postos de abastecimento de combustíveis, uma alteração que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, justificou com a falta de alternativas para aquisição em muitas localidades.

O diploma estima que em Portugal, na última década, mais de 100 mil mortes sejam atribuíveis ao tabaco e alerta que todas as "formas de tabaco são nocivas à saúde, não existindo um nível seguro de exposição".

Leia Também: Tabaco já rendeu mais de meio milhão de euros em impostos em Cabo Verde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório