Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Costa destaca contributo de estadistas como Mandela e Mário Soares

O primeiro-ministro destacou hoje os gestos de reconciliação e de concórdia nacional promovidos por personalidades como os antigos presidentes da África do Sul, Nelson Mandela, e de Portugal, Mário Soares, acentuando a importância do compromisso em democracia.

Costa destaca contributo de estadistas como Mandela e Mário Soares
Notícias ao Minuto

13:17 - 07/06/23 por Lusa

País África do Sul

António Costa assumiu esta posição no final na sua vista ao Museu do Apartheid, em Joanesburgo, em que esteve acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e da Defesa, Helena Carreiras.

Interrogado sobre a figura de Nelson Mandela, líder da resistência ao regime sul-africano do Apartheid, o líder do executivo português sustentou que todas as grandes mudanças históricas foram marcadas por momentos de reconciliação".

"Cada um à sua escala, cada um à sua escala, cada um à sua dimensão, mas a seguir ao 25 de Abril de 1974 Mário Soares foi capaz de gestos de grande reconciliação e de concórdia nacional, permitindo que a República de hoje tivesse evitado os erros da I República, designadamente na relação com a Igreja", defendeu o primeiro-ministro.

Para António Costa, "todo o processo democrático tem de assentar na ideia de conciliação, porque a democracia é o regime do compromisso".

"A luta contra o racismo assentava na ideia da unidade essencial do ser humano. Essa ideia da unidade essencial do ser humano inspira também a reconciliação", completou.

Perante os jornalistas, antes de seguir para um almoço com a comunidade portuguesa de Joanesburgo, para assinalar o Dia de Portugal, o chefe do Governo realçou também que "quem está na vida política sabe que a política é feita de bons e maus momentos, de palavras simpáticas e menos simpáticas".

"Mas temos de saber seguir em frente", acrescentou, recusando-se depois a responder a perguntas sobre política nacional.

Leia Também: Costa nota que haverá 2 novos espaços para "preservar memória histórica"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório