Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Incumprimento na limpeza dos terrenos aumentou devido à falta de recursos

GNR apela às autarquias que ajudem os proprietários que não conseguem limpar os terrenos até dia 30 de abril.

Incumprimento na limpeza dos terrenos aumentou devido à falta de recursos
Notícias ao Minuto

10:59 - 04/05/23 por Notícias ao Minuto

País Incêndios

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou, esta quinta-feira, que as situações de incumprimento na limpeza de terrenos aumentaram no último ano, de 10 mil para mais de 14 mil, devido à falta de recursos humanos e monetários.

"A GNR tenta aconselhar a melhor forma para desenvolver a ação da gestão de combustível. Devemos ter a noção que o mercado hoje em dia está muito pressionado, muito saturado em termos de solicitações. De igual forma, o poder económico dos portugueses não é vantajoso para estas situações", realçou o Tenente Coronel da GNR Ricardo Vaz Alves, em entrevista ao programa 'Esta Manhã', da TVI.

Apesar disso, o número de situações de incumprimento na limpeza dos terrenos é agora menos metade do registado em 2019.

"Desde 2017 que notamos uma preocupação crescente para estes temas por parte do mundo rural. Em 2019 tivemos mais de 30 mil sinalizações, entretanto houve uma redução até o ano passado. O ano passado atingimos o número mais baixo, de 10 mil sinalizações, mas este ano, por falta de recursos nos mercado, aumentaram para mais de 14 mil", sublinhou.

Autarquias podem ajudar

Perante isto, a GNR apelou às autarquias que ajudem os proprietários. "Nós tentamos alertar de uma forma preventiva as autarquias de todas estas mais de 14 mil sinalizações. As autarquias têm dinâmicas próprias com empresas locais e podem desenvolver planos de gestão juntamente com os proprietários. É isso que tentamos incentivar", disse o responsável, acrescentando que, em causa, estão algumas situações de pessoas vulneráveis, como idosos, que já não conseguem limpar os seus terrenos.

Previsões sobre incêndios "não são animadoras"

O aumento das situações de incumprimento na limpeza dos terrenos é assim mais um fator que preocupa as autoridades quanto ao risco de incêndio, tal como salientou Ricardo Vaz Alves.

"As previsões não são de facto animadoras. Estamos à espera de um período de seca, estamos a ultrapassar bastantes dificuldades na obtenção de recursos hídricos e isto, associado ao aumento das temperaturas, às alterações climáticas, faz com que, de facto, este ano de 2023, não seja fácil", concluiu o Tenente Coronel da GNR.

Leia Também: GNR sinalizou 14.298 situações de incumprimento na limpeza de terrenos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório