Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Depois de falar de NATO e UE, Santos Silva estará no parlamento em Kyiv

O presidente da Assembleia da República destacou. na terça-feira, quais os pontos "principais" que discutiu com o chefe de Estado da Ucrânia. Hoje, Augusto Santos Silva irá fazer uma intervenção no parlamento ucraniano.

Notícias ao Minuto

09:02 - 03/05/23 por Notícias ao Minuto

País Augusto Santos Silva

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, termina esta quarta-feira a visita a Kyiv, na Ucrânia, iniciada ontem de surpresa.

Já ontem, Santos Silva assinalou o encontro com o presidente ucraniano, Voldodymyr Zelenksy, numa publicação partilhada na rede social Twitter, onde destacou alguns dos temas abordados.

"Reuni com o presidente Zelenksy, que se encontrava acompanhado do MNE [Ministério dos Negócios Estrangeiros] da Ucrânia. Exprimi o apoio do Parlamento português à Ucrânia na defesa da sua independência e integridade territorial", começou por escrever o responsável na publicação.

Depois, apontou os quatro assuntos mais importantes que estiveram em cima da mesa durante este encontro.

"A conversa com presidente focou-se em 4 pontos principais: a candidatura à UE; a cooperação com os países da NATO; o apoio de Portugal; e o papel do nosso país no diálogo com os países do hemisfério sul", continuou, na mesma publicação, onde partilha algumas fotografias deste momento.

Santos Silva está acompanhado nesta vista por uma delegação parlamentar composta pelo deputado e líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, Jorge Paulo de Oliveira (PSD), João Cotrim de Figueiredo (IL)e Isabel Pires (BE), sem representantes das bancadas do Chega ou do PCP.

Na semana passada, o presidente da Assembleia da República anunciou que excluiu o Chega, o terceiro maior partido, das delegações das visitas a parlamentos estrangeiros, após o incidente na sessão de boas-vindas a Lula da Silva, no dia 25 de Abril.

Esta quarta-feira, o presidente da Assembleia da República irá fazer uma intervenção na sessão plenária do parlamento da Ucrânia.

Leia Também: "Sinal de fé". Zelensky agradece a Portugal, mas pede mais armamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório