Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

'Salvar o coração do Tiago'. Menino já está de partida para os EUA

A única esperança da criança está do outro lado do Atlântico. A história ficou conhecida depois de os pais terem lançado uma angariação de fundos. Precisavam de 162 mil euros para a operação e conseguiram muito mais.

'Salvar o coração do Tiago'. Menino já está de partida para os EUA

Tiago Silva, o menino luso-eslovaco, de quatro anos, que sofre de uma cardiopatia rara da válvula tricúspide e cuja a única esperança de vida reside nos EUA, já está de viagem para o país onde vai ser operado.

A informação foi dada pelos pais, na página de Facebook ' Hope for Tiago's special heart', criada há quatro meses, de forma a divulgar o caso do filho e angariar fundos para a cirurgia que custa mais de 160 mil euros.

"Quatro meses depois de termos lançado a campanha 'Salvar o coração do Tiago', chegou a hora de partirmos para os EUA. Na bagagem transportamos muita ansiedade e aquele friozinho na barriga, mas também muita esperança", revelou o casal, na terça-feira, com uma foto do menino junto às suas malas.

Na mesma publicação, o casal agradece "a todos aqueles" que os ajudaram a angariar o valor necessário para a operação do menino e que têm acompanhado a família "desde o primeiro dia".

Anomalia de Ebstein

Recorde-se que, em entrevista ao Notícias ao Minuto, o pai, André Silva, explicou que Tiago sofre da Anomalia de Ebstein, ou seja, "a válvula tricúspide é malformada e fica posicionada numa posição muito baixa, permitindo que o sangue escape para trás a partir do ventrículo para o átrio". 

"Essas anormalidades causam o aumento do átrio e a atrialização do ventrículo direito levando a insuficiência cardíaca congestiva, um back-up do fluxo sanguíneo que resulta em acumulo de líquidos nos pulmões, assim como a um fluxo insuficiente de sangue vermelho para o corpo, o chamado síndrome 'blue baby'", acrescentou André Silva.

As formas graves do defeito podem causar um aumento tão grande do coração, até mesmo pré-natal, que este enche a cavidade do peito do bebé e ocupa as áreas dos pulmões que acabam por ficar muito pequenos. Assim, os casos mais extremos da doença, referiu o açoriano, "acabam por não ser apenas um problema do coração, mas sim um problema de coração-pulmão".

Não é por isso de estranhar que, no dia em que Tiago nasceu, os médicos tenham dito aos pais que este não ia sobreviver. Contudo, o menino mostrou que tinha nascido para ir à luta e aos quatro anos continua a batalhar contra a doença, não dando tréguas ao cansaço, à falta de ar, aos lábios roxos, ao batimento cardíaco irregular e aos níveis de oxigénio baixos.

Donativos superaram as expetativas

Entretanto, com a divulgação do caso, nas redes sociais, assim como pela comunicação social portuguesa e eslovaca, a família, que vive na Eslováquia, recebeu tantos donativos que estes superaram (e muito) o dinheiro necessário para a operação.

Após a cirurgia, se restar dinheiro, o restante valor será entregue, segundo os pais, a outras crianças que precisem de ajuda.

"E se no final sobrar dinheiro dos donativos? Caso isso aconteça, e só acontecerá porque todos vós foram gigantes, todo o dinheiro sobrante será entregue a outras crianças que necessitem de ajuda. A corrente que está a ajudar o Tiago pode salvar mais crianças. E tudo isto se deve a todos vós! Dos pais que vos devem tanto, André e Veronika", prometeu o casal, na altura em que soube que tinha conseguido angariar o dinheiro e que podia, finalmente, marcar a operação.

Apesar de a data da cirurgia não ter sido divulgada, esta deve se realizar em breve, visto que, a família já está de partida para os EUA.

Leia Também: Cuidado com estes 18 hábitos. Só estão estão a afetar o seu coração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório